16.5.11

Eppur si muove (E , no entanto , ela move-se)!

Ontem após o jogo disputado entre a Sanjoanense e o Valecambrense fiquei com uma sensação que aquilo que ontem ficou praticamente decidido (o 1º lugar da ADS na 1ª divisão distrital de Aveiro) afinal estava já decidido há bem mais tempo do que eu imaginava!
O estádio Conde Dias Garcia esteve muito bem composto, com uma assistência que faria inveja a muitos clubes das ligas profissionais. Muitos adeptos de ambos os clubes acreditaram que merecia a pena trocar uma tarde de sol de passeio por um jogo de futebol entre os 2 primeiros classificados da divisão distrital de Aveiro.
Eu fui um desses milhares de adeptos que estive no estádio. E se pelo futebol praticado pelas 2 equipas até acho que valeu a pena, outros factos houve que me fazem duvidar se valerá a pena continuar a ir ao futebol!
Durante os noventa e alguns minutos em que se disputou esta partida assisti a muitas coisas, algumas boas, algumas más e outras muito más!
Prefiro começar pelas coisas boas …
- É impossível passar despercebida a qualidade de alguns dos jogadores em campo - o nº 9 da Sanjoanense (Alex julgo eu) merece sem dúvida outros palcos e certamente não é o único dos 28 jogadores que jogaram nesta partida a merecer este destaque mas foi sem dúvida o que mais se salientou. Já no jogo contra o Estarreja me ficaram na retina 2 ou 3 bons jogadores (Carela e Bonfim pelo menos) que comprovam que o futebol na distrital de Aveiro está muito bem servido!;
- Uma boa aposta na formação levada a cabo pela ADS (infelizmente no Valecambrense a realidade é bem diferente mas esta temática ficará para um outro artigo…);
-Um estádio bonito e com uma assistência a rondar as 4000 pessoas o que para um jogo da distrital não está nada mal!
As más
- Um grupo de jovens disfarçados de claque da Sanjoanense que se preocuparam mais em tentar provocar os adeptos e claque de Vale de Cambra com insultos desde o 1º minuto e festejos dos golos correndo na direcção da claque adversária com “cânticos” e gritos provocatórios e ofensivos como se em jogo estivesse mais do que uma simples partida de futebol e que em nada dignificam a Associação Desportiva Sanjoanense e os seus restantes adeptos;

E finalmente as muito más:
Com todos os ingredientes para haver um grande jogo e após ter havido um golo para cada equipa, sem que nada até ao momento o fizesse prever, o árbitro da partida achou que deveria mostrar-se também aos milhares de adeptos que se deslocaram ao estádio! 36 minutos de jogo e o árbitro vislumbra um penalti e uma expulsão contra o Valecambrense que apenas ele e mais algum adepto mais fanático da ADS terão conseguido identificar.
Poderíamos pensar que o árbitro se contentaria com esta vantagem oferecida à equipa da casa. Puro engano! Ainda antes do intervalo o árbitro expulsou do banco o presidente da ADV e no reatar do jogo também o treinador adjunto da nossa equipa teve ordem de expulsão.
E ainda não tinha terminado o ‘trabalho’ do sr. Rui Patricio. Aos 5 minutos da 2ª parte, o nosso avançado Nogueira ganha a bola ao central da Sanjoanense, esta sobra para Nelson que remata para aquele que seria o empate a 2 mas o árbitro auxiliar achou por bem invalidar este lance por uma pretensa infracção do avançado do Valecambrense que mais uma vez apenas os árbitros conseguiram ver!
Acho que foi a partir desse momento que dei por mim a pensar que aquela ideia que eu tinha (e que certamente era partilhada pela maioria dos adeptos do Valecambrense que ontem se deslocaram a São João da Madeira) que a nossa equipa poderia sair dali com uma vitória e atingir o primeiro lugar da classificação era apenas uma utopia e que nunca chegou a ser sequer uma hipótese viável pois com arbitragens habilidosas como estas esse resultado  seria impossível.
Ficou a ideia que nada haveria a fazer e que o jogo estava completamente controlado pela Sanjoanense. Por muito que os jogadores lutassem (e lutaram! apesar de, na minha opinião, alguns jogadores poderem ter feito ainda mais), nem sempre a luta é suficiente para contrariar algumas forças existentes no futebol e que neste jogo insistiram em nos puxar para baixo
Pelo menos eu, pela minha parte, saí do estádio com a convicção que ontem, o Valecambrense poderia ter marcado 31 golos que a Sanjoanense chegaria sempre aos 32...

Para finalizar e como não quero ser associado a insinuações acerca da existencia de algum tipo de coacção ou controlo dos árbitros por parte de alguns clubes, faço aqui o mea culpa e digo tal como Galileu disse há 378 anos atrás perante os inquisidores “Eu, com a mão sobre o Evangelho, maldigo e detesto a heresia de que possa existir algum tipo de controlo sobre os árbitros no futebol distrital.“
No entanto quem me conhece sabe que, tal como Galileu também eu digo murmuro: Eppur si muove (E , no entanto , ela move-se)......

Nenhum comentário:

Postar um comentário