ANTIGAS GLÓRIAS


Os jogadores referidos nesta página têm por base a nossa interpretação das obras de Martinho Tavares de Almeida, Contributo Para o Conhecimento da História da Associação Desportiva Valecambrense, e de Jorge Coutinho, Golos Com História – Associação Desportiva Valecambrense, por isso é possível que cometamos alguns erros de apreciação em relação a algumas antigas glórias da ADV. O nosso objetivo é procurar conhecer e dar a conhecer alguns dos que mais se destacaram na defesa do nosso Clube, sempre com a consciência de que todos os que vestiram, de forma honrada e briosa, a nossa camisola merecem o nosso respeito e admiração.
Na primeira metade do século XX, Vale de Cambra conheceu, em 1915, o Foot-ball Alegre Mocidade Cambrense e, nos anos 20, o Gandra de Cambra Foot-ball Club. Mais tarde surgiram duas equipas, que disputaram os campeonatos regionais de Aveiro: o Vale de Cambra Sport Club, de 1931 a 1937, e a Associação Desportiva Valecambrense, de 1938 a 1948.
Na equipa do Vale de Cambra Sport Club jogaram, entre outros: Luís Soares de Almeida, Manuel Martins, Augusto Lisboa, Mário Verão, Benjamin de Almeida, Anselmo Campos, Neca Martins, Arlindo da Padaria, Neca Sousa, Eusébio Valente, Leonel, Rodrigo Pinheiro, António de Lordelo, José de Almeida, Benjamim de Almeida, Manuel Correia, António Luís, Artur Tavares de Almeida, Manuel Verdisco, Armando Costeira, Abel Neves, Armando Lima, Augusto Lilas, António Moleiro das Baralhas, Salomão, Silva, Manuel Pinheiro, Chiquinho da Ponte, António Baptista, Herculano Martins, Dr. Emes Ribeiro, Dário Pinho, Dr. Rufino Ribeiro, Evaristo de Almeida, Benjamin Almeida, Artur Almeida, Inácio Martins, Manuel Martins, António Pinheiro, Victor Baptista, Dr. António, Manuel Baptista, Anselmo Campos, Joaquim Campos, Eng. Manuel Albergaria.
Na equipa da Associação Desportiva Valecambrense jogaram, entre outros: Durbalino, António Baptista, Fernando da Farrapa, Joaquim Campos, Anselmo Campos, António Campos, Augusto Lilas, Augusto Lisboa, Manuel Pinheiro, Frias, António Luís, Mário Pinto, Neca Serralheiro, Rui Bastos, Nogueira, António Ferreira, Norberto, Arménio, António Almeida, Arlindo Silva, António Moreira, Serafim, Oliveira, Dr. António, Rodrigo Pinheiro, Viana, Leonel, António do Mário, António Aguiar, Victor Baptista, Zeca Domingos Serralheiro.

Anos 60

Depois do Vale de Cambra Sport Club e da Associação Desportiva Valecambrense, o futebol ressurgiu em força, em Vale de Cambra, por iniciativa de uma Comissão Reorganizadora da Associação Desportiva Valecambrense, no dia 1 de Dezembro de 1962.
Entre os jogadores que mais se destacaram nesta década, e começando pela baliza, não podemos esquecer Bernardo, que defendeu a nossa baliza entre 1962 e 1964, e António Piedade, na ADV entre 1962 e 1966. No entanto, aqueles que estiveram presentes nos momentos áureos dessa década foram Couto e Vieira. O primeiro defendeu as redes da ADV de 1964 a 1967.
A II Divisão Nacional seria atingida na época de 1967/68, com Vieira na baliza. Vieira seria ainda o guarda-redes da ADV na II Divisão Nacional, em 1968/69, e no regresso à III Divisão Nacional Série B, em 1969/70.
Couto


Vieira
Nesta década os restantes guarda-redes da nossa equipa foram: Genito, Armindo, Gabriel, Cilo, Adão, Herculano, Malhadeiro II, Correia, Carlos Alberto II, Orlando e Hernâni.
Na defesa, o nome de Brandão é incontornável e intocável. Ele fez todo o trajeto vitorioso desta década. Esteve na ADV desde o ressurgimento da associação, em 1962, até 1972.
Brandão
Albino, tal como Brandão, foi um defesa que esteve presente nos grandes momentos da década, defendendo a nossa camisola entre 1962 e 1970. Arlindo Gomes também esteve em destaque no futebol valecambrense.
Albino
Arlindo Gomes

Vítor e Fernando também se iniciaram nesta década e mantiveram-se na década de setenta. O primeiro jogou de 1967 a 1974 e o segundo de 1964 a 1966 e de 1968 a 1977. Gomes “Velho” foi importante como jogador e como treinador, já que foi com ele à frente da equipa que o Valecambrense subiu à II Divisão Nacional.
Vítor
Fernando
Os restantes defesas da década foram: M. Piedade, Ismael, Abel, Fernando Sió, Humberto Batista, Arlindo, Soares, Zuca, Coelho, Manuel Gomes, Silvério, Matos, Malhadeiro I, Urgel Batista, Carlos Júlio, Coró, Julião, Pelé, José Rodrigues, Jorginho, Augusto Batista, Amândio e Damas.
Na linha média, um dos jogadores que mais se destacou durante essa década foi Acácio. Viveu jornadas gloriosas, com a camisola da ADV, entre 1963 e 1970. Nos melhores jogos e nas grandes vitórias da década estiveram também Amaro, Silva, Videira, Grilo e Macedo.
Acácio


Amaro Monteiro
Silva

Videira
Grilo
Macedo
Os restantes médios da década foram: H. Batista, Matos, Fausto, Daniel, Humberto, Manuel, Carvalho, Gomes “Velho”, Simões, Ribeiro, Malhadeiro, Carlos Júlio, Lelo, Feijão, Pinto da Rocha, Gabriel, Oliveira, Pelé.
 Na linha avançada encontrámos alguns dos maiores símbolos da ADV. Um deles foi Zé de Almeida. Exemplo de longevidade como jogador (jogou entre 1962 e 1976) foi também um exemplo de dedicação, já que, em várias ocasiões, orientou a ADV, sobretudo em alguns momentos difíceis da sua história.
Zé de Almeida
Quando a discussão sobre quem foi melhor de sempre a jogar pela ADV se faz, sobretudo entre os que viram esta geração jogar, há outros nomes que surgem: Toninho, Gabriel e Augusto Batista. Se os dois últimos fizeram várias posições no terreno, Toninho destacou-se no ataque, com grande fulgor, nos êxitos da ADV entre 1966 e 1970.
Toninho

Gabriel

Augusto Baptista
Outro grande símbolo da linha avançada cambrense é Carlos Alberto. Tido também por muitos como um dos melhores de sempre a representar as nossas cores, Carlos Alberto esteve ligado diretamente aos grandes êxitos do nosso clube. Vindo da equipa júnior, jogou na principal entre 1964 e 1984!
Carlos Alberto
Os restantes avançados da década foram: M. Almeida, Tavares, Leo, Zé Rodrigues, Martins, Fernando Jorge, António Jorge, Domingos Gomes, Seminário, Alexandre, Gabriel, Silva, Arnaldo, Agostinho Leite, Virgolino, Netafim, Orlando, Maia, Teixeira, Acácio II, Santos, Jorge, Calado.
Treinadores nos anos 60 – José Ferreira Tavares, José João, Eurico Guimarães, Victor Batista, Daniel Duarte da Silva, Alexandre Peiks, Joaquim Gomes de Oliveira “Velho”, Daniel Silva, Janos Hrotko, Miguel Arcanjo, Amândio Santos, Joaquim Gomes de Oliveira “Velho”.

Anos 70

Na década de 1970 alguns dos jogadores que se destacaram tinham iniciado o seu percurso na ADV nos anos 60.
Os guarda-redes da nossa equipa foram: Orlando, Correia, Hernâni, Durbalino, António Pedro, Gabriel II, Manuel, Maraia, Chico, Bastos, Piedade, Alberto, CarIos Alberto, Moreira.
No posto mais recuado há a salientar Correia, que esteve no Clube mais de metade da década e com António Pedro e Orlando, guardaram a baliza cambrense na melhor época da década na III Divisão, 1971/72; Maraia, Chico e Correia, que foram os guarda-redes da equipa Campeã Distrital, em 1975/76; Alberto, que foi internacional júnior a jogar na ADV e fez carreira nos principais campeonatos nacionais, com destaque para as épocas que esteve ao serviço do Rio Ave. Como treinador, orientou a A.D.V. na III Divisão Série C durante as épocas de 2005/06, 2007/08 e 2011/12; Moreira mostrou credenciais na difícil temporada de 1978/79.
Correia


António Pedro
Orlando

Chico
Alberto
Na defesa, para além de Brandão, Vítor e Fernando, que se iniciaram na década de sessenta, são dignos de destaque Damas e Pelé (defesa/médio), quer pela sua longevidade no Valecambrense, quer por todo o contributo que deram à coletividade enquanto jogadores, treinadores e diretores. Damas defendeu as nossas cores entre 1969/70 e 1977/78, e Pelé jogou desde 1968/69 até 1980/81.
Damas

Pelé
Os restantes defesas da década foram: Silva, Calado, "Matos", Manuel Bastos, "Grilo", Manuel de Almeida, "Jambane", Cereja, Vicente, Bétinho, Ivânio, Rui Leite, Jorge Costa, Júlio, Joaquim José, Almeida "Malhado", França, Pedro Cunha, Armas, Pelé II, Neves, Campos, Marcelino, Vítor, Amaro, "Kikas", "Milionário", Faria, "Patalino", Ademar, Gilberto, Toninho, Correia, J. Delgado, "Cosan", Rebelo e José Costa.  Entre estes, "Kikas", que passou pela ADV na época de 1978/79, viria a jogar no Penafiel, Académica e Sporting CP.
No meio campo, um dos jogadores que mais se destacou durante essa década foi Amaro Monteiro. Jogou na ADV entre 1966 e 1981, regressou em 1984/85, e, posteriormente, foi treinador do Clube. Martinho Almeida, para além de defender a camisola da ADV como jogador, foi treinador e escreveu Contributo Para o Conhecimento da História da Associação Desportiva Valecambrense, uma obra de referência para o conhecimento da História da ADV e do futebol em Vale de Cambra. Méquinho, Tozé e Zé Duarte também fizeram parte dos "históricos" da ADV.
Martinho Almeida
Méquinho

Tozé

Zé Duarte
. Os restantes médios da década foram: António Tavares, Grilo, Pelé, Monteiro, Gabriel, Macedo, Virgílio, Nelson, Vicente, Costa, Jorge Costa, Miguel, "Pepe", Méquinho, Jorge, Narcílio, Jaime, Zé "Velho", Barros, Augusto, Rodrigues, Miro, Costinha, Zé Duarte, Zé Pedro, Tozé, Marcelino, Flávio, Tavares, Ademar, Luís António, António Luís.
Entre estes são dignos de referência Grilo e Macedo. Vieram para a ADV em 1968/69. O primeiro ficou até 1975, o segundo até 1977. Flávio, que alinhou pelo Valecambrense em 1977/78, fez carreira na I Divisão Nacional pelo Vitória de Guimarães, Académica e Vitória de Setúbal. Como treinador, subiu a UD Oliveirense à Liga de Honra e orientou a A.D.V. na III Divisão Série C nas épocas de 2003/04 e 2004/05.
No ataque, para além de Zé Almeida, Gabriel e Carlos Alberto, no Clube desde os anos 60, destacaram-se Rufino, presente em todas as temporadas da década e Gonçalves, que apontou muitos golos com a camisola da AD Valecambrense. Esteve no Clube de 1971/72 a 1974/75. Jaime também fez o "gosto ao pé" inúmeras vezes pela ADV.
Rufino


Gonçalves

Jaime
Os restantes avançados da década foram: Macedo, Arnaldo, Amílcar, Acácio, A. Soares, "Manolito", Vítor Martins, Jaime, Orlando, Luís Costa, Zé "Parda", Augusto, Carvalha, ”Milionário", Correia, Maia, José Pedro, Luís António, Rogério, Méquinho, Neves II, Costinha, Zé Manel, Neves lII, Teixeira de Sousa, Américo, "Mindinho", José Fernandes.
Treinadores nos anos 70 – Joaquim Gomes de Oliveira “Velho”, Couceiro Figueira, Mário Reis Morais, Rui Araújo, José Oliveira, Joaquim Gomes de Oliveira “Velho”, Almeida “Malhado”, António Monteiro, Damas da Silva e Macedo, Carlos Alberto Rosa, Germano Silva, Amaro Monteiro, Norberto Alves e Narcílio.

Anos 80

Na década de 1980 alguns dos jogadores que se destacaram tinham iniciado o seu percurso na ADV nos anos 70.
Os guarda-redes da nossa equipa foram: Antonino, António Jorge, António Carlos, Moreira, Fernando Jorge, Manuel José, Lameira, Carlos Alberto II, Tavares, "Bairrada", "China", Pinho, José Manuel, Albino, Miguel, Paulo, Alves, Abílio.
Carlos Alberto

Moreira

Bairrada
Tavares

Albino
No posto mais recuado há a salientar Albino, que defendeu as redes cambrenses no ano da vitória no Campeonato Distrital (1987/88). Alves foi escolhido para defender na III Divisão. Manteve-se na baliza da ADV no início da década de 90, conquistando a Taça Distrital de Aveiro em 1992/93. Quando “pendurou as luvas” foi treinador de guarda-redes do Clube em várias épocas.
Na defesa da década, destacou-se Pinho Santos. Formou, com Cândido, uma excelente dupla de centrais nas épocas de 1987/88 e 1988/89. Vindo da Sanjoanense, Pinho Santos foi capitão do Valecambrense e seu treinador/jogador. Em destaque estiveram também “homens da casa” como “Patalino”, Oliveira, “Borrússia”, Victor, Betinho, Correia ou Brandão.
Patalino

Victor

Oliveira

Borússia

Bétinho
Brandão


Correia

Pinho Santos

Cândido
Os defesas da década foram: "Pelé", Jaime Delgado,"Patalino", França, A. Almeida, Rebelo, Oliveira, Gilberto, Durbalino, "Cabacinha", "Borússia", Victor, Cereja, Silva, Aparício, Jorge, Terras, "Arouca", Viteira, Duarte, Marques, Guilherme, Betinho, José Luís, Pinho Santos, Brandão, Luisinho, Cândido, Álvaro, Correia, Domingos, Zé Maria, Batista, "Vavico", Ricardo, Carlos Manuel, Vasco e Virgílio.
No meio campo, destaque para homens que já se mantinham ou tinham jogado no Clube nos anos 70, como Miro, Tozé, Zé Duarte, Amaro, Narcílio, Neves e Martinho Almeida, entre outros. Destes, Tozé tornar-se-ia Presidente do Valecambrense nos finais dos anos 90, onde garantiu a subida à III Divisão Nacional e uma boa campanha nesse campeonato. Martinho Almeida seria também treinador da ADV em várias ocasiões.
Miro


Narcílio

Neves
Deve-se também salientar jogadores de inegável qualidade que passaram pela ADV, casos de Martinho Cardoso, Jorge Rocha, Soares, José Machado e Justino. Alguns jovens, produto das escolas de ADV, começaram a afirmar-se na primeira equipa, como por exemplo: Zé Carlos, "Camac", Matos Gomes, Pina, Mário Damas, António Luís, Amaral e "Tijó".
Martinho Cardoso


Jorge Rocha

Soares

José Machado
Os médios da década foram: Tozé, Narcílio, Correia, Amaro, Miro e Méquinho, Neves, Meneses, Zé Duarte, Costa, "Fintinhas", Carlitos, Zé Miguel, Jorge Humberto, Tóia, Eduardinho, Martinho Almeida, José António, Fernando, Jorge, Zé Carlos, Adriano, "Camac", Aníbal, Matos Gomes, Pina, "Keegan", Mário Damas, Martinho Cardoso, Paulo AnacIeto, Jorge Rocha, Soares, José Machado, Arnaldo, Ângelo, "Cascatinha", Justino, Nando, António Luís, Amaral e "Tijó".
No ataque, “Cosan” foi uma figura marcante, como jogador, treinador e Presidente do Valecambrense. Também estiveram em evidência jogadores formados no Valecambrense: Rui Leite, Toninho, Zé Dinis, Arlindo “Pelé”, Sales, entre outros. Foram importantíssimos nos êxitos alcançados jogadores de grande qualidade, entre eles: Luciano, Orlando Pina, Machadinho, Djú e Capioti.
Cosan


Toninho
Rui Leite

Zé Dinis

Luciano

Orlando Pina

Machadinho
Os avançados da década foram: Luís Costa, Jaime, Rufino, "Cosan", "Inglês", Augusto, Luís António, A. Jorge Almeida, "Mindinho", António Mota, José Fernandes, Rui Barbosa, José Costa, Américo, Nando, Carlos Alberto, Costinha, Caiçara, Feliciano, "Rossi", Pedro, Mansilha, "Shéu", Zé Dinis, Toninho, Rui Leite, Zé António, Lourenço, Pereira, Rodrigues, Sá, Luciano, Orlando Pina, Arlindo “Pelé”, Machadinho, Djú, Capioti, Óscar, Magalhães, Ilídio, Sales, Marna, Paulo Sérgio e Chico.
Treinadores nos anos 80 – Carlos Alberto Rosa, Arménio Adé, Osvaldo Cambalacho, João Pinho e Silva, Carlos Alberto, Damas da Silva, Prof. Martinho Tavares, Jesus Lopes, Jorge Cabral, Rolando, Pedro Nery, Urgel Baptista, Damas da Silva, Joaquim Queirós, Carlos Silva, Prof. Alberto Rebelo, Eduardo Gonzalez, Pinho Santos e Cândido, Pinho Santos, Américo Teixeira, Pinho Santos, Américo Teixeira, Amaro Monteiro e Carlos Alberto.

Anos 90

A década de 1990 iniciou-se com a queda aos distritais e a construção de uma equipa composta por jovens valecambrenses e alguns ex-juniores da Sanjoanense.
Os guarda-redes da nossa equipa foram: Domingos, Paulo Jorge, "Bairrada", "China", Abílio, Alves, Sérgio, Filipe, Miguel, José António, Luís, Trindade e Narciso.   
Alves, Bairrada e Filipe foram os guarda-redes que mais vezes defenderam as redes do Valecambrense na década de 90. Filipe esteve em plano de evidência nas conquistas da Taça Distrital de Aveiro, em 1994/95, e do Campeonato Distrital de 1997/98.


Alves
Bairrada

Filipe
China

Na defesa da década, evidenciaram-se primeiro Henrique e Vitinha, entre outros. As conquistas e a solidez demonstrada no final da década teve por base a defesa constituída por Justino, Monteiro, Quim Carlos e António Pedro.
Henrique


Vitinha

Justino

Quim Carlos

Monteiro

António Pedro
Os defesas da década foram: Jorge, Pedro, Zé Maria, Quim Carlos, Mário, Bétinho, “Vavivo”, Ricardo, António Pedro, Justino, Costinha, Teixeira, Carlos Ferreira, Nando I, Monteiro, Zé Manuel, Henrique, Jorge, Paulo Miguel, Matos, Paulo Benjamim, Batista, Vitinha, António Jorge, Paulo Sérgio, Rogério, Nora, Toni, José Carlos, Martins, Elias, Polho, Gonzalez, Rui Cardoso, Almeida, Silva, Pedro Gomes e Maradona.
No meio campo, destacaram-se, sobretudo, Paulo Lima, autor do golo na final da Taça Distrital de Aveiro de 1992/93, Tó Luís, Damas, Soares, Oliveira e Pina, que fizeram carreira nos nacionais, “Tijó”, Rui Neves, Jorge, produto da formação que se evidenciou pela polivalência, e Luís Miguel.
Paulo Lima


Tó Luís

Damas

Oliveira

Rui Neves

Pina

Tijó

Jorge

Luís Miguel
Os médios da década foram: Carlos Manuel, Paulo Lima, Germano, Rogério, Fernando Jorge, Tó Luís, Diamantino, Carlos Vilar, Sales, Pina, Mário Damas, Soares, António Luís, Amaral, "Tijó", Nando II, Carlitos, Oliveira, Rui Correia, Luís Miguel, Leiria, Tavares, Alves II, Rui Neves, Vareta, Coelho, Xavier, Nuno, Jorge, Valdemar, Mário Sérgio, Ricardo, Tó Pacheco, Marco Agostinho, Vítor, Couto, Mafila, Pina, Neca, Ricardo Pina, Flávio, David, N’ Zuzi, Manuel Rodrigues, Carlos Sérgio, Luís Rodrigues, Litos e Sérgio Cardoso.   
No ataque, Arlindo “Pelé”, Almeida, Nuno Miguel, que viria a ser Presidente da ADV entre 2009 e 2011, Tino, Filipe Silva, Fernando, João, Ramin e Rui Pedro, que começava no final da década uma brilhante carreira no clube, foram os principais construtores dos golos da ADV.
Arlindo Pelé


Almeida
Nuno Miguel

Tino
Filipe Silva

Fernando
João

Ramin

Rui Pedro
Os avançados da década foram: "Cosan", Pereira, Arlindo “Pelé”, Ilídio, Tozé, Ventura, Paulo Sérgio, Garrincha, Hélder, Carneiro, Fausto, Mário, Almeida, Chico, Paulo Alexandre, Nuno Miguel, Tino, Paulo Janardo, Jaime, Jordão, Rui Miguel, Zé Armando, Cardoso, Paulo Vítor, Rui Pedro, Domingos, Filipe Silva, Fernando, João, Paulo Miguel, Ramin, Vitinha, Baltazar e Carlos Alberto.
Treinadores nos anos 90 – João Pinho, Joaquim Cruz, Durbalino Lima, António Ramos, Emídio Massas, Clemente Reis, Prof. Manuel Brito, José Comprido, Eduardo Silva “Cosan”, Clemente Reis, José Almeida, Américo Teixeira, Eduardo Silva “Cosan”, Damas da Silva, Prof. Nuno Vide, Prof. Henrique Tomás, Paulino Silva, Prof. Nuno Vide, Isalmar Oliveira, António Flávio, “Tijó” e Quim Carlos, Rogério Amorim.     

Década de 2001 – 2010

O Valecambrense entrou no séc. XXI com a equipa principal a disputar os nacionais e assim permaneceu até ao final da década. Várias vezes esteve na luta pela subida à II Divisão Nacional, contudo, permaneceu sempre na III Divisão Série C.
Os guarda-redes da nossa equipa foram: Filipe, Narciso, Hélder, Castro, Miguel, João Gomes, Daniel, Coelho, Carlos Filipe, Bairrada, Dennis Wagner, Luís Almeida, Rui Miguel e Cláudio Carvalho.        
Filipe, Narciso, João Gomes, Carlos Filipe e Rui Miguel foram os guarda-redes que mais vezes defenderam a baliza da ADV ao longo da década.
João Gomes
Carlos Filipe
Rui Miguel
Na defesa, Monteiro, Quim Carlos e António Pedro mantiveram-se como a base do sector mais recuado. Peixe, Gomes, Nuno Mota, Américo, que seria capitão de equipa e em 2017 treinador, tiveram também um contributo importante para a solidez defensiva.
Peixe
Gomes
Nuno Mota
Américo
Os defesas da década foram: Oliveira, Quim Carlos, António Pedro, Justino, Monteiro, Gomes, Maradona, Fábio, Almeida, Nuno Mota, Ricardo Costa, Pedro Tavares, Bento, Pedro Pereira, Ricardo Tavares, Carlitos, Mário Jorge, Américo, Peixe, Marinho, Rui Silva, Paulinho, Marquitos, Guedes, Bebé, Sérgio Bruno, Luís Farelo, Rui Ferreira, Jorge Rocha, Rui Zé, Hélder Pinho, Pedrito e Aramis.   
No meio campo, foi notória a qualidade de Hippie, Pina, "Tijó", Zé Pedro, Hélder Almeida, Santos e Toninho, entre outros.
Hippie

Zé Pedro
Hélder Almeida
Santos

Toninho
Os médios da década foram: Zé Pedro, "Tijó", Jorge, Pina, Ricardo Pina, Luís Rodrigues, Litos, Elton, Odair, Adriano, Festas, Carapeta, Óscar, Peu, Hippie, Paulo Baggio, Hélder Almeida, Bruno Alves, Renny, André Vilar, Santos, Kiki, Eduardo, Oliveira, Marcelo, Brandão, Daniel, Dani, Paulito, Machado, Ramos, João Rafael, Toninho, João Paulo, Hélio, Vítor, Abelha, Danilo, Hélder Mendes,  Rui Azevedo, Edu, Douglas, Charuto, Leo, Tó, Carlitos, João Madaleno, Fábio, Hélder Gonçalves, Flávio, Pedro Madureira, Roberto Vilar, Paiva, Tiago, Bastos, André, Rui Silva, Meirim, Edu, Valente e Nilson Oliveira.
No ataque, Rui Pedro, Fernando Gomes, Alves, Filipe Bento, Lúcio Mário, Hélder Gomes, Hélder Silva, Lipe, Nuno Preto e Babá assumiram-se como os principais concretizadores da ADV.
Fernando Gomes
Alves
Filipe Bento
Lúcio Mário
Hélder Gomes
Hélder Silva
Lipe
Nuno Preto
Babá
Os avançados da década foram: Rui Pedro, Ramin, Paulinho, Vítor Bruno, Nandinho, Fernando Gomes, Paulo Sérgio, Alves, William, Filipe Bento, Júnior, Cláudio, Nandinho, Almeida, Daniel, Edmilson, Lipe, Wendel, Lúcio Mário, Filipito, Hélder Gomes, Saraiva, Adel, Hélder Silva, Berto, Adolfo, Guima, Babá, Ruca, Nuno Preto, Rogério, Garcês, Marcão, Tiago Pina, Matos, João Coelho, Luís Filipe, Santiago, Gustavo, Hugo Gomes, Gonzaga, Cris, Sá Dias e Zé Américo.
 Treinadores de 2001-2010 – Rogério Amorim, Tião, Rúben Cunha, António Cerqueira, Rogério Amorim, Rui França, Vítor Pina, Flávio das Neves, Jorge Silva, Artur Jorge “Tijó”, António Pedro, Alberto Soares, Joaquim Oliveira “Coração”, Fernando Queirós, Acácio Figueiredo, Joaquim Oliveira “Coração”, Rui Correia, Eduardo Silva “Cosan”, Alberto Soares, Manuel Matias, Nuno Mota, Pedro Gonçalves, Rui Correia, Artur Quaresma, Abel Martins “Pelé”, Fernando Bastos e Paulinho.     


Década de 2011 – 2020

Na segunda década do séc. XXI, o Valecambrense voltou aos distritais, com passagem pela III Divisão Nacional, em 2011/12, antes de ficar sem equipa sénior em 2012/13. Regressou com a equipa sénior em 2013/14 e tem tido, ultimamente, uma orientação muito vincada para a promoção e desenvolvimento dos escalões de formação.
Luís Almeida, Cláudio Carvalho, Diogo Almeida e Tiago Almeida, foram os guarda-redes que mais vezes defenderam a baliza da ADV ao longo da década.
Luís Almeida



Carvalho
Diogo Almeida
Tiago Almeida

Os guarda-redes da nossa equipa foram: Luís Almeida, Cláudio Carvalho, Jason, Nuno Filipe, Amílcar, Paulo Lopes, Pedro Silva, Tiago Almeida, Daniel Reis, José Leite, Luís Barbosa, Diogo Almeida, Daniel Costa, Pedro Monteiro, João Pinho e João Pedro.     
Na defesa, foram os jovens da formação a destacar-se, casos de Cristiano, Rui Ferreira, Paulo Almeida, Pedrito e Henrique Silva, apoiados na veterania de Sérgio Bruno.
Sérgio Bruno
Cristiano


Rui Ferreira

Paulo Almeida

Pedro Pinho "Pedrito"

Henrique Silva
Os defesas da década foram: Nuno Mota, Bento, Sérgio Bruno, Pedrito, Sanguedo, Rui Jorge, Diogo Careca, Amaral, Leandro, Paulo Almeida, Garrincha, Caxana, Luís Ferreira, Rui Ferreira, Cristiano, Tiago Manuel, Porto, Bruno Sousa, Pedrinho, Júnior, João Agostinho, Fábio Pinho, Zé Bastos, Pedrinho, Rafa, Cerqueira, Jean, Miguel, Rúben Cruz, Luís Ribeiro, Bruno Ferreira, Bruno Bastos, Flávio, Vítor, Rui Martins, Filipe Rocha, Hélder Almeida, Pedro Santos, Jorge Rodrigues, Gonçalo Gomes, Laçal, Miguel Martins, Pedro Arques, Miguel Pinho, Júlio Pirata, Henrique Silva, André Sousa, Daniel Duarte “Dani”, Lázaro, Mica Reis, Felipe Villada, Gerson Siqueira, João Pais, Carlinhos, Diego Rocha e Ricardo Coutinho.     
No meio campo, foi notória a qualidade de Bruno Resende, Marcelo, Nelson, Tiago Oliveira, João Paulo, Nandinho, Rui Almeida e Felipe Luiz, entre outros.
Bruno Resende
Marcelo
Nelson
Tiago Oliveira
João Paulo
Nandinho
Rui Miguel
Felipe Luiz
Os médios da década foram: Marcelo, Bruno Resende, Telmo, Ricardo Azevedo, Bruninho, Letz, Nelson, André Garcia, João Paulo, Ricardo Paiva, Silva, Tiago Oliveira, Bruno Fogaça, Muge, José Pedro Sá, Adler, Zé Oliveira, Nuno, Rafael, Marquito, Fábio Dinis, Nandinho, Pedro David, Jorge Santos, Fábio Valente, Mário Brandão, Tiago Pinho, Rui Almeida, Fábio Ferreira, João Costa, PP, Zé Dias, Bruno Tavares, Coelho, Márcio, Marco Almeida, Bruno Almeida, Alfredo, Felipe Luiz, Yuri, Marcelo Campos, César Dourado, Gonçalo Santos, Marlon, Artur Bessa, Vasco Lima, Tiago Lopes, Daniel Tavares “Dani” e César Vieira.            
No ataque, Rui Pedro, Inverno, Nogueira, Paulinho, Artur, neto da lenda Augusto Baptista, e Álvaro Rafael, entre outros, assumiram-se como os principais goleadores da ADV.
Inverno

Nogueira


Paulinho


Artur


Álvaro
Os avançados da década foram: Rui Pedro, Ricardo Pina, Júlio, Nogueira, Tójó, Bruno Cardoso, Inverno, Cristiano, João Carlos, Brinca, Paulinho, Baltazar, Fábio Almeida; Diogo Silva, Artur, Fonseca, Álvaro Rafael, Dani, Rui Pina, Lipe, Tiago Costa, Brito, Ricardo Barbosa, André Ferreira, Xará, Sérgio Miro, Alemão, Traquina, Bernardo, Rui Silva, Marcos Arruda, Chico, Bruno Borges, Célio Júnior, João Santos “Vilacova”, Renato Pereira, Fred, Rúben, André “Pena”, Miguel Almeida, Marcos e Pedro Oliveira.   
Treinadores de 2011-2020 – Paulinho, Acácio Figueiredo, Jorge Carvalho, Artur Jorge “Tijó”, Alberto Soares, Amílcar Costa, Bruno Antunes, Eurico Sá, Miguel Sousa, João Cortes, Filipe Ferraz, Pedritos, Américo Pereira, Fernando Espiga, Ricardo Silva e Nelson Canana.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário