23.4.11

Jogos Memoráveis - Mileu x Valecambrense


Apesar da paragem do campeonato distrital neste fim de semana de Páscoa, achamos por bem não deixar de falar do nosso clube e a partir de hoje iremos apresentar alguns 'relatos' de jogos históricos e memoráveis do Valecambrense ao longo dos anos.

Para começar recuamos até ao ano de 2000, mais precisamente ao dia 05 de Março desse ano, dia em que o Valecambrense se deslocou à cidade da Guarda para defrontar a equipa do Mileu Guarda Sport Clube.

A equipa do Mileu, teve nessa época de 1999/2000 a sua única participação nos campeonatos nacionais, tendo lutado ao longo dessa época pela fuga aos últimos lugares e consequente despromoção que não viria a evitar tendo terminado o campeonato na penúltima posição.

Na 28ª jornada a equipa Egitanente recebia o Valecambrense, com a esperança de poder somar os três pontos que lhe permitissem sair dos últimos lugares da tabela e tudo parecia correr bem à equipa da casa que logo aos 7 minutos de jogo inaugurou o marcador e foi avolumando o resultado até chegar aos 4-0 aos 68 minutos, altura em que já o Valecambrense jogava com menos um jogador devido à expulsão de Baltazar.

Mas a partirdo momento 71, com o primeiro golo do Valecambrense marcado por João, a história mudou.

Em pouco mais de 20 minutos e a jogar com menos um jogador, a nossa equipa marcou 5 golos e deu a volta a um jogo que parecia irremediavelmente perdido. Para  história ficam os golos marcados por João (71’), Silva (76’), Carlos Alberto (83’), Carlos Sérgio (85’) e Ricardo (90’)

O jornalista do jornal Terras da Beira afirmou mesmo que:
"Aconteceu futebol no campo António dos Santos, (...). Arriscaremos mesmo ao considerar esta reviravolta no resultado final como inédita nos campos de futebol."

Se não foi inédita foi pelo menos uma reviravolta muito pouco habitual e uma exibição e resultado que ficaram para a história do nosso clube.

Juntamos a crónica completa do jornal Terras da Beira do dia seguinte ao jogo.



Mileu 4, Valecambrense 5

Sonho transformado em pesadelo
Em apenas 20 minutos, o Mileu permitiu que o sonho da manutenção, traduzido numa vitória clara e moralizadora, por números que não deixavam dúvidas a ninguém (4-0), se transformasse num autêntico pesadelo (derrota por 4-5), cujas consequências provavelmente levarão a equipa ao regresso aos distritais.

Aconteceu futebol no campo António dos Santos, mas uma equipa a necessitar de pontos, a fazer a melhor exibição da época, com uma vantagem de quatro golos e com um jogador a mais em relação ao adversário, não podia de maneira nenhuma hipotecar nos vinte minutos finais um resultado que abria excelentes perspectivas à equipa. Arriscaremos mesmo ao considerar esta reviravolta no resultado final como inédita nos campos de futebol.

Foi uma partida que o Desportivo do Mileu encarou como uma autêntica final, à qual a equipa correspondeu desde o apito inicial do árbitro, pressionando o opositor, através do empenho total dos jogadores, num terreno pesado, na busca do único resultado que servia: a vitória.

Aos 7', Faneca, na transformação de um livre directo, inaugurou o marcador coroando o excelente início de jogo dos donos do campo. O Mileu não se deu por satisfeito e continuou ao ataque na procura do segundo golo, desperdiçando inúmeras oportunidades para dilatar o marcador. O adversário defendia como podia, mas não evidenciava argumentos para incomodar o guarda redes Carlos Miguel.

Quando aos 36', Gil concluiu um bom cruzamento de Pirri, fazendo o 2-0, o resultado passou a espelhar a diferença entre o futebol praticado pelas duas equipas.

Com dois golos de desvantagem, o Valecambrense adiantou-se no terreno e até ao intervalo, por duas vezes, ameaçou a baliza do Mileu.

Na jogada inicial do segundo tempo, Sérgio desperdiçou uma oportunidade clara para aumentar a vantagem, mas este lance revelou que a equipa da casa não estava satisfeita e iria procurar dilatar o resultado. Foi o que aconteceu aos 53', quando Sérgio aproveitou um cruzamento da esquerda para fazer o 3-0.

Com o adversário reduzido a 10 elementos, após expulsão de Baltazar, o Mileu continuou a controlar o jogo e foi sem surpresa que Gil fez aos 68 o 4-0. Com tantas facilidades, os jogadores do Mileu pensaram que a vitória estava consumada e que o Valecambrense não teria força anímica para fazer a reviravolta no resultado. Puro engano...

O descalabro começou aos 71', quando João reduziu o marcador, e a partir deste lance o Mileu revelou uma falta de experiência gritante, entrando num desacerto total, com falta de concentração, nervosismo e ansiedade que fez com que o adversário acreditasse que poderia chegar a um resultado positivo. Foi isso que acabou por acontecer, com o Valecambrense a marcar mais 4 golos perante uma equipa do Mileu que ainda deve estar a pensar como foi possível passar por este pesadelo.

O resultado final acaba por ser um castigo demasiado pesado para o Mileu, mas prova uma vez mais que os jogos só terminam depois do apito final do árbitro.

João Andrade, o árbitro que veio do Porto, não teve tarefa fácil, motivada pela agressividade posta pelos jogadores na disputa dos lances, mas acabou por realizar trabalho de boa qualidade.

Ficha técnica:
Mileu

Valecambrense
Carlos Miguel
1
Filipe
Ferreira
2
Silva
Rutt
3
Pedro Gomes (Litos 80’)
Pedro Francês
4
Nzuzi
Hugo
5
Carlos Sérgio
Else (cap.)
6
Manuel Rodrigues
Faneca
7
Baltazar
Mercês (Trindade 65’)
8
Tijó (cap.) (João 56’)
Sérgio (Marco 82’)
9
Carlos Alberto
Gil
10
Ramin (Ricardo 61’)
Pirri (Nuno 89’)
11
Rui Pedro
Prata
12
Narciso
Trindade
13
Dane
Tank
14
Ricardo
Nuno
15
Litos
Marco
16
João
Liberalino Almeida
Treinador

Faneca (7’)
Gil (36’, 68’)
Sérgio (53’)
Golos
João (71’), Silva (76’), Carlos Alberto (83’), Carlos Sérgio (85’), Ricardo (90’)
Ferreira (5’), Pedro Francês (14’), Gil (24’)
Hugo (45’), Sérgio (46’)
Carlos Miguel (90’)
Amarelos:
Carlos Alberto (5’), Tijó (18’)
Silva (28’), Baltazar (52’)
Pedro Gomes (55’), João (90’)
Hugo (89’)
Vermelhos
Baltazar (61’)
João Andrade
CA Porto
Árbitros
Pedro Santos
António Lobo


2 comentários:

  1. A AD Valecambrense merece outros palcos, sem dúvida. Força !!!

    ResponderExcluir
  2. Estava a ouvir este jogo no relato com a minha mãe e eu mal entrou o 4x1 , miúdo, acreditei na reviravolta, chamaram-me doido até entrar o 4x3, depois já todos acreditavam!

    ResponderExcluir