29.5.12

Balanço

Finalizada a época de 2011/2012 é altura de fazer um balanço a um ano complicado, que não correu bem e que todos desejamos sirva para tirar muitas ilações daquilo que foi feito de errado no Valecambrense esta época!

Antes de mais deixar os parabéns ao campeão Académico de Viseu e ao SC Bustelo que demonstraram ser os mais fortes da série C e acabaram por atingir o objectivo da subida de divisão! Desejos das maiores felicidades para a nova época nesta nova aventura na II divisão.

Deixar também os votos de felicidades para todos os outros clubes que lutaram na nossa série e que com maior ou menor dificuldade conseguiram atingir o objectivo da manutenção. 

E finalmente, desejar que tal como o Valecambrense, também a AD Sanjoanense regresse brevemente aos campeonatos nacionais e que o GDR Canas de Senhorim consiga rapidamente repetir a presença nos campeonatos nacionais e que se torne um assíduo frequentador destas divisões. 

Quanto ao nosso Valecambrense.... esta época foi muito fraca e longe de agradar a todos nós mas esperamos que seja uma época para analisar e relembrar no futuro para evitar repetir os mesmos erros. 

É verdade que aqueles que estão à frente do clube tiveram a 'coragem' de se chegar à frente numa altura complicada e temos de o perceber, mas também foram feitos muitos erros ao longo da época que devem ser analisados, estudados e evitados a todo o custo no futuro.
Obviamente que o desejo é que o regresso aos campeonatos nacionais seja em breve mas, na nossa opinião, para se pensar nisso deverá primeiro pensar-se em criar uma estrutura e condições propicias para tal. Esta pode ser a altura ideal para se repensar as políticas e apostas do nosso clube.

Os investimentos monetários pontuais na equipa sénior apenas servem para 'enganar' os adeptos por algum tempo e a desilusão que se segue é mais forte do que uma grande época na distrital (veja-se o exemplo destas duas últimas épocas!).O Valecambrense precisa de repensar a sua realidade e preparar um futuro consistente para que não estejamos sempre com o coração nas mãos sem saber se na próxima época alguém vai pegar no clube ou se nos vai acontecer aquilo que tem acontecido nos últimos anos a tantas e tantas equipas portuguesas que é fechar portas! 

No futebol de hoje em dia é impensável uma equipa sobreviver sem uma estrutura de equipas jovens que sirva de suporte à equipa sénior e como todos sabemos não existe uma aposta clara nem real nestas equipas na AD Valecambrense. Não estamos de forma alguma a criticar os jovens jogadores que defendem as nossas cores ou os treinadores e dirigentes que lutam diariamente contra as dificuldades existentes no clube mas sim a defender que se devem criar condições de formação que tragam mais jovens para o Valecambrense e para que as nossas equipas sejam competitivas.

Não chega termos equipas jovens a lutar nas divisões secundárias da distrital de Aveiro para voltarmos aos campeonatos nacionais de futebol. Está na hora de os nossos dirigentes começarem a apostar na formação, para vermos o nosso clube lutar pelos lugares cimeiros no campeonato distrital e quem sabe ir mais além! 

Senhores dirigentes... pensem nisso...
P.S. - Da nossa parte, tal como sempre o dissemos,  estamos dispostos a ajudar naquilo que pudermos e soubermos. Por enquanto vamos dando a nossa modesta ajuda ao clube através deste blog.


Um comentário:

  1. Este é o caminho sem dúvida, mas infelizmente penso que não será com uma direcção como esta. O valecambrense precisa de uma vassoura, e consequentemente apareçam pessoas com ideias novas, empreendedoras, e sobretudo k gostem do clube....

    ResponderExcluir