25.9.11

AD Valecambrense 1x2 FC Oliveira do Hospital


Nesta tarde quente de Setembro, o Valecambrense reencontrou o Oliveira do Hospital em jogo a contar para o Campeonato Nacional da III Divisão Série C.
O pouco público que acorreu às Dairas viu Tiago Oliveira fazer o primeiro remate do jogo, que saiu cruzado e ao lado, aos cinco minutos. Dois minutos depois, Guti enviou a bola ao poste esquerdo da baliza de Filipe, na transformação de um livre directo.
Aos 17 minutos, Vává aproveitou uma brecha no meio campo cambrense, correu dezenas de metros com a bola, entrou na área sem grande oposição, fintou o desamparado Filipe e colocou o Oliveira do Hospital em vantagem.
Perto do intervalo, os forasteiros tiveram tudo para aumentar a contagem. Carlos Almeida perdeu essa oportunidade, pois contornou um defesa e ao ficar só com Filipe pela frente fez um remate que saiu muito torto. No lance seguinte, Brinca isolou-se, mas o lance foi anulado devido a um fora-de-jogo que deixou dúvidas.
No último minuto do primeiro tempo, o treinador Jorge Carvalho substituiu Garrincha por Paiva. Mesmo que Garrincha se encontrasse lesionado, é algo pouco visto no futebol.
 O 0-1 aceitava-se ao intervalo, já que o Oliveira do Hospital foi o menos mau de uns primeiros 45 minutos muito pobres.
Rui Pedro tenta levar a equipa para o ataque

Logo no recomeço, Valentim entrou na área, serviu Carlos Almeida e este a 4 ou 5 metros da baliza atirou por cima, perdendo uma grande oportunidade para aumentar a vantagem da sua equipa. Aos 59 minutos, o mesmo Carlos Almeida, muito bem servido por Guti, voltou a ter uma perdida flagrante ao rematar cruzado e ao lado quando estava mais uma vez só com Filipe pela frente. Exceptuando estes dois lances, pode considerar-se que o Valecambrense reentrou em campo disposto a mudar o rumo dos acontecimentos. Com a passagem de Garcia para lateral direito e a colocação de Paiva no miolo, a equipa estabilizou, ganhou consistência, foi progredindo no terreno e chegou com mais perigo à área contrária. Numa dessas incursões, aos 61 minutos, Paulinho entrou na área e quando estava cara-a-cara com Rui Vale foi derrubado pelas costas por Mano. O árbitro da partida fez “vista muito grossa” e em vez de assinalar a grande penalidade e expulsar o defesa do Oliveira do Hospital admoestou Paulinho com a cartolina amarela.
´Cabeceamento de Sérgio ao lado

A A.D.V. não desanimou e no minuto seguinte Tiago Oliveira entrou na área pela direita e atrasou para Paiva que, de primeira, rematou por cima da trave. Apertava-se o cerco do Valecambrense e, à passagem do minuto 67, Brinca entrou na área pelo lado direito e rematou cruzado para uma excelente intervenção de Rui Vale para canto. Na transformação do mesmo, Bruno Fogaça colocou a bola na área onde apareceu Sérgio a cabecear ao lado, com bastante perigo. Dois minutos depois, o Valecambrense chegou finalmente ao golo. Rui Pedro isolou Paulinho, que desta vez não foi derrubado e conseguiu fazer a igualdade, atirando a meia altura para o lado esquerdo de Rui Vale.
No entanto, durou pouco a igualdade, uma vez que o árbitro Ivan quis ser um “terrível” Vigário para o Valecambrense. Carlos Almeida, que até aí estava a ser o “homem do jogo” pela negativa para o Oliveira do Hospital, acabou por ser decisivo para o triunfo alcançado pela sua equipa, na medida em que “cavou” uma grande penalidade que nos deixou muitas dúvidas. Assim, num lance de disputa de bola entre defesa e avançado, em que este caiu com muita arte, o Sr. Ivan Vigário não teve qualquer dúvida em assinalar o castigo máximo na área cambrense, quando minutos antes, na área do Oliveira do Hospital, não teve a mesma avaliação sobre um lance que não nos deixou quaisquer dúvidas. Mário Jorge converteu em golo a penalidade.
Os visitados ainda tentaram dar a volta à situação, mas as forças já não eram muitas. Em contra-ataque, Cardoso ainda obrigou Filipe a fazer uma boa defesa. Nos últimos instantes da partida, destaque para os cinco minutos de assistência recebida por Rui Vale, depois de um lance disputado com Baltazar.
O Valecambrense voltou a marcar passo, na primeira parte por culpa própria e na segunda por responsabilidade do Sr. do apito, que tirando os lances anteriormente referidos apitou pouco. Aliás, os árbitros devem encontrar um meio-termo, pois nestes primeiros jogos da época ou apitam por tudo ou por nada ou deixam jogar em demasia.
Antes de finalizar, gostaríamos de deixar um agradecimento público ao Sr. Abel “Guiné” pela sua constante disponibilidade para fornecer informações a este blog.
Na próxima jornada a A.D.V. desloca-se a Oliveira de Frades.
Vamos continuar a apoiar o Valecambrense!

Ficha do Jogo

AD Valecambrense
FC Oliveira do Hospital
1- Filipe
75- Rui Vale
2- Sérgio Bruno (Cap.)
22- David
3- Caxana (saiu aos 78 min.)
2- Mano
4- Garrincha (saiu aos 45 min.)
13- Cláudio (saiu aos 66 min.)
5- Porto
8- Mário Jorge
6- Garcia
18- Vává
7- Tiago Oliveira (saiu aos 65 min.)
5- J.P.
8- Rui Pedro
6- Alex
9- Brinca
4- Carlos Almeida (saiu aos 79 min.)
10- Bruno Fogaça
21- Valentim (saiu aos 60 min.)
11- Paulinho
10- Guti
Suplentes
12- Luís Almeida
1-Pantanal
13- R. Paiva (entrou aos 45 min.)
7- Paulo Alves (entrou aos 66 min.)
14- Ricardo Pina
17- Ivan
15- Silva (entrou aos 78 min.)
16- Luís Pedro (entrou aos 79 min.)
16- Pedrinho
27- Gonçalo
17- Baltazar (entrou aos 65 min.)
9- Cardoso (entrou aos 60 min.)
18- Bento
20- Ivano
T – Jorge Carvalho
T – Paulo Piedade

Árbitro (A.F. Porto)
Ivan Vigário
Arb. Auxiliar
Licínio Santos
Arb. Auxiliar
Hugo Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário