28.8.11

Taça de Portugal - AD Valecambrense 2x3 AD Esposende (após prolongamento)


O Valecambrense realizou, esta tarde, o 1º jogo oficial da temporada, numa partida a contar para a Taça de Portugal. O adversário foi a AD Esposende, 4º classificado na III Divisão Série A da época passada.
Nos primeiros minutos, as equipas equivaleram-se. Numa jogada que parecia inofensiva, Ruca apareceu isolado frente a Luís e não perdoou. O Esposende adiantava-se no marcador, aos 12 minutos, no primeiro ataque à baliza da ADV.
A vantagem dos forasteiros só durou seis minutos, já que após uma boa jogada de entendimento entre Rui Pedro e Tiago Oliveira, este ganhou a linha e cruzou a meia altura para o primeiro poste, onde Brinca apareceu a emendar. Estava restabelecida a igualdade e a justiça no marcador!
A meio do primeiro tempo, Brinca ficou perto de bisar quando aproveitou uma defesa incompleta de Tozé para fazer um chapéu, que seria perfeito se Lírio não impedisse o golo em cima da linha de baliza.
Tiago Oliveira começava a destacar-se no ataque do Valecambrense através de perigosos cruzamentos para a área. Num deles, aos 35 minutos, Ricardo Pina rematou de primeira e viu a bola passar muito perto do alvo.
O Valecambrense estava por cima na partida e, nos últimos minutos da primeira parte, podia-se ter colocado em vantagem num livre directo apontado por Rui Pedro. Tozé voou e desviou para canto. Na resposta, também de livre, Carlos Viana obrigou o guarda-redes, desta feita Luís, a voar para desviar para canto. No entanto, o sinal mais era da ADV: produziu uma jogada idêntica à do golo que só não teve êxito porque Brinca chegou atrasado à bola e, num livre, o remate de Rui Pedro passou rente ao poste da baliza do Esposende.
O segundo tempo começou praticamente com o 2º golo do Valecambrense. Este nasceu de uma fífia incrível de Tozé que, ao falhar o pontapé, deixou a bola e a baliza à mercê de Paulinho facturar.
Depois de “dar a cambalhota” no marcador, a ADV instalou-se no meio campo adversário e, numa jogada bastante rápida, R. Pina introduziu a bola na baliza do Esposende, mas o lance foi anulado pelo juiz da partida.
O terceiro golo da nossa equipa podia ter aparecido a quinze minutos do final, novamente numa bola saída dos pés de Tiago Oliveira. O nº7 Cambrense viu bem a desmarcação de Rui Pedro pela zona central, endossou-lhe a bola. No entanto, o nº8 do Valecambrense perdeu tempo de remate e deixou-se antecipar quando se encontrava em boa posição para concluir a jogada.
Quando já nada o fazia prever, e fazendo pouco para o merecer, o Esposende chegou ao empate no 1º minuto dos cinco de descontos concedidos pelo árbitro Paulo Pinheiro. Rato apareceu na área, livre de marcação, e de cabeça levou a partida para prolongamento.
No tempo extra a sorte, mais uma vez, não quis nada com a ADV, pois logo aos 4 minutos Rui Pedro, na conversão de um livre, viu Tozé negar o golo que parecia certo com uma excelente defesa. De seguida, Tiago Oliveira flectiu pela direita e passou para Rui Pedro que, vindo detrás, rematou de primeira rente à trave.
Aos 12 minutos, o Esposende chegou à área do Valecambrense através de um cruzamento que a nossa defensiva não conseguiu neutralizar. Após alguma confusão, a bola sobrou para Rato rematar, à meia-volta, e Luís não conseguir suster.
Ainda faltava algum tempo, mas era um duro golpe quando a frescura da maioria dos jogadores não era muita. Perto do final, o Valecambrense ainda podia ter chegado ao empate, mas o defesa visitante foi mais lesto e evitou que o remate de Paiva tivesse êxito.
Apesar de sair eliminada, a equipa do Valecambrense deixou uma boa imagem.
Quanto ao árbitro da partida, não deixou jogar, apitando por tudo e por nada, prejudicando o desenrolar da partida e o espectáculo.
Um reparo para o preço dos bilhetes – 8 e 8,5€ não sócios e 6 € sócios! Com estes valores é normal que os estádios estejam “às moscas”, os clubes a desaparecer, e os organismos desportivos se encontrem de boa saúde! Os valores praticados para os jogos do campeonato serão substancialmente mais baixos.
No próximo domingo, o Valecambrense desloca-se a Avanca para jogar frente à equipa local na ronda inaugural do Campeonato Nacional da III Divisão Série C. Para esse desafio, a ADV já poderá contar com o seu último reforço – Bruno Fogaça, ex. Coimbrões.

Ficha do Jogo
AD Valecambrense
AD Esposende
1-Luís Almeida
71- Tozé
2- Sérgio Bruno (Cap.)
20- Edu (saiu ao intervalo)
3- Caxana
3- Júnior (saiu aos 54 min.)
4- Garrincha (saiu aos 77 min.)
4- Carlos Viana (Cap.)
5- Porto
19- Rui Torres
6- Ricardo Paiva 
6- Diogo
7- Tiago Oliveira
7- Lisboa
8- Rui Pedro
8- Lírio
9- Brinca (saiu aos 80 min.)
9- Rato
10- Ricardo Pina (saiu aos 84 min.)
10- Luís Regado (saiu aos 74 min.)
11- Paulinho
11- Ruca
Suplentes
12- Amílcar
13- Daniel (entrou ao intervalo)
13- Bento (entrou aos 77 min.)
14- Tiago Graça
14- Luís Ferreira
15- Hugo Oliveira
15- João Paulo
16- Peão
16- Pedrinho
17- Jardel (entrou aos 54 min.) 
17- Mosca (entrou aos 84 min.)
18- Miquelino (entrou aos 74 min.)
18- Baltazar (entrou aos 80 min.)

T – Jorge Carvalho
T- Alexandre Vila Cova

Árbitro (A.F. Coimbra)
Paulo Pinheiro
Arb. Auxiliar
Assis Marques
Arb. Auxiliar
Luís Henriques



AD Valecambrense
Estatísticas
AD Esposende
17
Remates
18
9
Remates à baliza
8
38
Faltas
24
8
Livres
15
5
Cartões Amarelos
5
0
Cartões Vermelhos
0
4
Foras de Jogo
1
1
Pontapés de Canto
6
0
Penalties
0
2
Golos
3

No dia em que se assinalou a passagem de mais um ano sobre a morte do Atleta Rui Filipe, o 17º, o lugar que foi ocupado durante dez anos com o seu busto de homenagem foi assinalado com a bandeira da A.D. Valecambrense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário