11.12.11

AD Valecambrense 1x3 AD Sanjoanense

O derby regional entre a AD Valecambrense e a AD Sanjoanense tornou-se habitual nas últimas épocas e, por isso, voltou a cativar o interesse dos adeptos, que estiveram em bom número no Estádio das Dairas. Pensava-se que podia ser menos emotivo ou polémico que os da época passada. Nada mais errado!
Antes do início da partida, sentiu-se menos animosidade por parte dos adeptos visitantes, em relação à nossa equipa, que na época passada. Certo que não estava um título em jogo e ambas as equipas se encontram em posições bem mais modestas, com a Sanjoanense a lutar pela 1ª metade da tabela e o Valecambrense à procura de amealhar pontos para fugir aos últimos lugares. Os forasteiros também constataram que não há petróleo em Vale de Cambra e sentiram que as suas gentes os receberam como se fossem seus patrícios!
O jogo começou movimentado e interessante, com as equipas a procurarem impor o seu futebol. Nesses primeiros minutos, destacámos um cruzamento de Fogaça defendido a dois tempos por João, em que a bola viajou sobre a linha de golo, e o momento em que se iniciou o protagonismo daquele que se queria que passasse despercebido, o árbitro Jorge Faustino. Ou seja, Marcelo, aos 11, e Pina, aos 14 minutos, viram cartões amarelos por faltas perfeitamente normais a meio-campo.
Aos 16 minutos, Jonas, de livre directo, atirou rente ao poste direito de Carvalho.
Com onze contra onze o jogo prometia

Aos 24 minutos, o Valecambrense ficou reduzido a dez unidades, num lance em que o árbitro considerou simulação de falta por parte de Marcelo, admoestando-o com o 2º cartão amarelo.
Apesar de se encontrar em inferioridade, a ADV assumiu o jogo e, aos 29 minutos, na sequência de um canto, Sérgio cabeceou perigosamente por cima da barra. Na resposta, Alex isolou-se e rematou fraco à figura de Carvalho.
Aos 34 minutos, Silva rematou rente à trave, aproveitando um ressaltou na área sanjoanense, após um canto. De seguida, Tiago embalou pela direita, mas rematou à figura de João Silva.
Aos 39 minutos, Silva rompeu pela esquerda, colocou a bola em Fábio e este assistiu Rui Pedro que, em zona central, avançou em direcção a João e à saída deste levantou a bola sobre o seu lado esquerdo, fazendo assim o 1-0. Era o melhor momento do jogo, uma excelente jogada colectiva, um belo golo!
Cinco minutos depois, também numa boa jogada de ataque da Sanjoanense, os visitantes igualaram. Ruben descobriu a entrada de Marquitos pela esquerda, o lateral sanjoanense entrou na área e rematou a bola para o lado esquerdo de Carvalho.
Ao intervalo, a equipa de juvenis subiu ao relvado. Receberam um merecido aplauso pela classificação para a série do primeiros do campeonato

No recomeço, o Valecambrense mostrou que estava disposto a recuperar a vantagem. Nesse sentido, logo aos 47 minutos, Fábio Almeida entrou na área pelo lado direito e rematou cruzado para uma boa defesa de João.
Tal como na 1ª parte, João Faustino sentiu que os jogadores queriam ofuscar o seu brilhantismo e, como tal, voltou a aparecer. Nova falta normal em qualquer partida de futebol, menos nesta, e Pedrinho viu o amarelo. Aos 63 minutos, R. Pina foi travado em falta, uma daquelas tantas vezes marcadas esta tarde contra o Valecambrense e com direito a amarelo, protestou, recebeu o 2º amarelo e o Valecambrense ficou reduzido a nove. Momentos depois, Rui Pedro fez falta a meio campo, Fábio protestou e recebeu ordem de expulsão.
O 2º tempo foi de resistência

Então, os oito homens da ADV que ficaram em campo foram bravos, dignos e briosos, a tal ponto que a Sanjoanense foi incapaz de criar perigo antes dos dez minutos finais.
Aos 79 minutos, Rui Miguel entrou pela direita e rematou para intervenção segura de Carvalho. Era o 1º remate da Sanjoanense em toda a 2ª parte! Atendendo-se que jogava há 55 minutos em superioridade numérica, várias vezes rectificada, era muito pouco!
Sabia-se que era uma questão de tempo, e chegou a temer-se que mais algum rasgo de criatividade surgisse da fausta pantomima de recursos de Faustino. Assim, foi sem surpresa que a Sanjoanense chegou ao 1-2, aos 80 minutos. O autor foi Mário, em remate à entrada da área, rasteiro e junto ao poste esquerdo da baliza cambrense.
Quatro minutos passados, Fábio rematou do meio da rua para excelente intervenção de Carvalho, que não conseguiu evitar o terceiro golo da Sanjoanense, marcado por Rui Miguel, aos 88 minutos. Alex, em posição regular, assistiu Rui Miguel, em posição irregular, e este fechou as contas.
Antes do final, Zé António rematou forte e obrigou Carvalho a nova intervenção de qualidade.
E assim terminou aquela que podia ter sido uma tarde de bom futebol, entre duas equipas com bons jogadores e a procurarem crescer.
A equipa de arbitragem foi a principal protagonista da partida

Nós acompanhamos a equipa da ADV no jogo de quinta-feira passada e ficamos com a sensação de que esta se mostrou mais entrosada, personalizada, motivada e competitiva. Tínhamos esperanças neste jogo e sentimos isso no início do encontro. Bastaram três elementos, hoje de branco, para deitar por terra o trabalho de semanas, não só para este jogo como para o próximo.
Infelizmente, é assim o futebol em Portugal! Dá-se um poder excessivo a certos agentes desportivos. Sobre quem vão exercer esse poder quando não tiverem subordinados? Eles estão a desaparecer ano após ano…
Quanto ao trio de arbitragem, até podem ser pessoas sérias e idóneas, pois nós não os conhecemos. Não queremos perspectivar o futuro desta gente, pois na crónica de 15 de Maio de 2011 fizemo-lo e acertámos. Deixava de ter piada acertar outra vez!
E por falar em abusos, antes de o jornal A Voz de Cambra copiar esta crónica, remetemos para a leitura ou releitura da exposição apresentada pela administração deste Blog não oficial da A.D. Valecambrense, no dia 26 de Setembro de 2011.
Este Blog não tem fins lucrativos, os seus colaboradores pagam todas as despesas. A crónica do jogo com o Sampedrense, em S. Pedro do Sul, custou 14 euros em bilhetes, acrescidos de gastos de combustível acima dos dez euros. Quanto lucrou o referido jornal com ela? Custa muito citar? Nós não somos funcionários de A Voz de Cambra!
É que já começa a chatear um bocadinho…

Ficha do Jogo
AD Valecambrense
AD Sanjoanense
1- Carvalho
1- João Silva
4- Bento (saiu aos 74 min.)
2- Ricardo (saiu aos 46 min.)
3- Caxana
3- Jonas (saiu aos 64 min.)
2- Sérgio Bruno (Cap.)
4- Kikas
11- Ricardo Pina
5- Marquitos
6- Marcelo
6- Tiago Rafael
10- Bruno Fogaça
7- Tó (Cap.) (saiu aos 78 min.)
8- Rui Pedro (saiu aos 90 min.)
8- Ruben
7- Tiago Oliveira (saiu aos 46 min.)
9- Alex
5- Silva
10- Zé António
9- Fábio Almeida
11- Rui Miguel
Suplentes
12- Luís Almeida
12- Diogo Alves
17- Pedrito
13- António (entrou aos 46 min.)
13- Pedrinho (entrou aos 46 min.)
14- Edgar
16- Garcia
15- Fábio (entrou aos 78 min.)
14- Muge (entrou aos 74 min.)
16- Rogerinho
15- Rafael
17- Mário (entrou aos 64 min.)
18- Paulinho (entrou aos 90 min.)

T – Artur Jorge (Tijó)
T – José Brito

Golos: Rui Pedro, aos 39 min.
Golos: Marquitos, aos 44 min.; Mário, aos 80 min.; Rui Miguel, aos 88 min.

Amarelos: Marcelo, aos 11 e 24 min.; R. Pina, aos 14 e 63 min.; Tiago, aos 37 min.; Pedrinho, aos 50 min.; Rui Pedro, aos 61 min.
Amarelos: Ricardo, aos 36 min.; Mário, aos 77 min.; Fábio, aos 87 min.
Vermelhos: Marcelo, aos 24 min., por acumulação; R. Pina, aos 63 min., por acumulação; Fábio, aos 65 min.
Vermelhos:

Árbitro (A.F. Leiria)
Jorge Faustino
Arb. Auxiliar
Rui Freire
Arb. Auxiliar
Hugo Pires




3 comentários:

  1. Sou adepta da ADV. É inacreditável o que se passou hoje no jogo contra a Sanjoanense. A beleza do futebol enquanto desporto ficou estragada por uns senhores que se dizem "árbitros" mas na realidade não passam de uns "palhaços". Será que ninguém avalia estes "gajos" antes de os "meterem" a arbitrar? Ou será que os observadores não são "farinha do mesmo saco". É impressionante como nuns escassos 90 min de jogo conseguem "gozar" com a massa associativa e adeptos, desmotivar jogadores, equipa técnica e direcção! Quem viu sabe do que estou a falar! Todo o esforço de uma equipa, que tem lutado por dignificar o emblema do clube, foi hoje deitado abaixo por 3 "espertalhaços" que traziam trunfos na manga. Esperemos que os mais inteligentes tirem as suas ilações. É pena! Há cada vez menos adeptos nos estádios! É frustrante para os que lutam!

    ResponderExcluir
  2. Concordo na íntegra com o comentário anterior. É muito triste um espectáculo ser estragado e de que maneira o foi no passado domingo, mas infelizmente não é caso único… Resta-me esperar que tal não se repita novamente, ninguém o merece.
    Aproveito para deixar uma resposta muito curiosa a uma entrevista de um blog (http://leiriafoot1.bloguedesporto.com/77839/Arbitros-do-distrito-JORGE-FAUSTINO/) dada pelo artista (que não tem outro nome) que apitou o ADV-ADS:
    “O que menos gosta no mundo do futebol?” “Tudo o que estraga o melhor desporto do mundo.”
    Dá que pensar…
    Saudações desportivas…
    Força ADV, não desistam…
    Eu acredito,

    ResponderExcluir
  3. Apoio 100%, apesar de ser adepto da ADS. Fui ver o jogo e realmente o Valecambrense não merecia ter perdido. Mas pelo que vi o ADV tem equipa para se manter na 3ª divisão, assim como o meu clube.

    Boa sorte ADV e ADS, claro

    Saudações desportivas

    ResponderExcluir