29.5.12

Balanço

Finalizada a época de 2011/2012 é altura de fazer um balanço a um ano complicado, que não correu bem e que todos desejamos sirva para tirar muitas ilações daquilo que foi feito de errado no Valecambrense esta época!

Antes de mais deixar os parabéns ao campeão Académico de Viseu e ao SC Bustelo que demonstraram ser os mais fortes da série C e acabaram por atingir o objectivo da subida de divisão! Desejos das maiores felicidades para a nova época nesta nova aventura na II divisão.

Deixar também os votos de felicidades para todos os outros clubes que lutaram na nossa série e que com maior ou menor dificuldade conseguiram atingir o objectivo da manutenção. 

E finalmente, desejar que tal como o Valecambrense, também a AD Sanjoanense regresse brevemente aos campeonatos nacionais e que o GDR Canas de Senhorim consiga rapidamente repetir a presença nos campeonatos nacionais e que se torne um assíduo frequentador destas divisões. 

Quanto ao nosso Valecambrense.... esta época foi muito fraca e longe de agradar a todos nós mas esperamos que seja uma época para analisar e relembrar no futuro para evitar repetir os mesmos erros. 

É verdade que aqueles que estão à frente do clube tiveram a 'coragem' de se chegar à frente numa altura complicada e temos de o perceber, mas também foram feitos muitos erros ao longo da época que devem ser analisados, estudados e evitados a todo o custo no futuro.
Obviamente que o desejo é que o regresso aos campeonatos nacionais seja em breve mas, na nossa opinião, para se pensar nisso deverá primeiro pensar-se em criar uma estrutura e condições propicias para tal. Esta pode ser a altura ideal para se repensar as políticas e apostas do nosso clube.

Os investimentos monetários pontuais na equipa sénior apenas servem para 'enganar' os adeptos por algum tempo e a desilusão que se segue é mais forte do que uma grande época na distrital (veja-se o exemplo destas duas últimas épocas!).O Valecambrense precisa de repensar a sua realidade e preparar um futuro consistente para que não estejamos sempre com o coração nas mãos sem saber se na próxima época alguém vai pegar no clube ou se nos vai acontecer aquilo que tem acontecido nos últimos anos a tantas e tantas equipas portuguesas que é fechar portas! 

No futebol de hoje em dia é impensável uma equipa sobreviver sem uma estrutura de equipas jovens que sirva de suporte à equipa sénior e como todos sabemos não existe uma aposta clara nem real nestas equipas na AD Valecambrense. Não estamos de forma alguma a criticar os jovens jogadores que defendem as nossas cores ou os treinadores e dirigentes que lutam diariamente contra as dificuldades existentes no clube mas sim a defender que se devem criar condições de formação que tragam mais jovens para o Valecambrense e para que as nossas equipas sejam competitivas.

Não chega termos equipas jovens a lutar nas divisões secundárias da distrital de Aveiro para voltarmos aos campeonatos nacionais de futebol. Está na hora de os nossos dirigentes começarem a apostar na formação, para vermos o nosso clube lutar pelos lugares cimeiros no campeonato distrital e quem sabe ir mais além! 

Senhores dirigentes... pensem nisso...
P.S. - Da nossa parte, tal como sempre o dissemos,  estamos dispostos a ajudar naquilo que pudermos e soubermos. Por enquanto vamos dando a nossa modesta ajuda ao clube através deste blog.


27.5.12

Resultado Final: A.D.Valecambrense 2x1 Penalva Castelo



Os jogadores da ADV entraram em campo acompanhados por crianças das Escolinhas do Valecambrense

Na derradeira jornada, vinda de uma vitória em Oliveira do Hospital, a A.D.V. premiou os seus irredutíveis sócios e adeptos com a 1ª vitória da temporada no Estádio das Dairas.
Jogadores ADV, da esquerda para a direita: Rui Pedro, Caxana, Luís, Tano, Sá, Paulinho, Pedrito, Pina, Silva, Tiago e Garcia.

O Penalva entrou melhor na partida e dispôs de algumas situações de perigo, tais como, aos 8 minutos, um cabeceamento de Djibril com bastante perigo; aos 17 minutos, um livre marcado a meio do meio-campo que levou a bola a bater no solo e a ir à trave da baliza de Luís; no minuto seguinte, um remate de Reuss, em zona perigosa, foi à figura do 99 do Valecambrense.
Aos 20 minutos, o Valecambrense rematou pela 1ª vez à baliza, num livre da direita cobrado por Ricardo Pina que obrigou Vareiro a voar para desviar para canto. Seguiram-se dois livres, de Tiago e Silva, à figura do guarda-redes do Penalva.
Aos 26 minutos, Silva entrou rápido na área contrária e foi rasteirado por Diogo. Rui Pedro não desperdiçou o castigo máximo, ao rematar para o lado direito, enquanto Vareiro se lançou para o lado contrário.
1º golo do Valecambrense

Dois minutos passados, Tiago driblou vários jogadores à entrada da área e rematou para grande defesa de Vareiro. Tiago podia ter servido um colega que estava completamente isolado, mas arriscou o remate depois de protagonizar um dos melhores momentos do jogo.
A resposta veio por Bruno, que ganhou a bola na área e rematou a rasar a trave. Depois, Djibril teve uma perdida escandalosa, já que rematou por cima quando tinha a baliza escancarada.
Aos 34 minutos, uma boa jogada entre Silva e Tiago não chegou ao momento da finalização por interceção de um defesa contrário.
Aos 43 minutos, Diogo fez uma falta dura sobre Tiago Oliveira, viu o 2º amarelo e deixou a sua equipa reduzida a dez.
No período de compensação do 1º tempo, Silva conduziu a bola pela esquerda, fletiu para o meio e com um remate forte e colocado, de fora da área, assinou um magnífico golo. Um dos melhores momentos de futebol, esta época, nas Dairas.
Logo no minuto inicial do 2º tempo, Tiago, numa grande jogada pela direita, assistiu Tano para um remate desviado por um defesa visitante. A bola sobrou para Rui Pedro, que foi impedido em falta de progredir em direção à baliza. Penalty claro que ficou por assinalar.
Aos 56 minutos, Cardoso surgiu sozinho na área valecambrense e reduziu a desvantagem.
Quatro minutos depois, Reuss rematou com muito perigo por cima da baliza de Luís e, na jogada seguinte, Djibril introduziu a bola na baliza da A.D.V., mas o lance foi anulado por fora de jogo.
O Valecambrense conseguiu a 1ª vitória nas Dairas e a 2ª consecutiva no campeonato

Aos 84 minutos, R. Pina falhou a hipótese de matar o jogo quando, já no interior da área contrária, rematou rente ao poste direito.
A dois minutos dos noventa, Luís negou o empate a Cardoso.
Aos 90+2 minutos, Tiago Oliveira, no coração da área, procurou rematar para o lado contrário do movimento efetuado por Vareiro, mas este ainda foi a tempo de evitar o terceiro do Valecambrense.
Na resposta, Djibril cabeceou com bastante perigo, perdendo-se a última oportunidade do Penalva para igualar.  
Apesar da tristeza pela descida de divisão, o jogo decorreu num ambiente festivo, uma vez que muitos jovens dos escalões de formação marcaram presença nas Dairas e puxaram entusiasticamente pela nossa equipa. Que este sinal de vitalidade seja o tónico para que o Clube trilhe o seu caminho formativo de forma sustentada e enfrente o campeonato distrital de uma forma realista e planificada.
        

Ficha do Jogo

Estádio Municipal das Dairas
AD Valecambrense
SC Penalva do Castelo  
99- Luís Almeida
12- Vareiro
2- Tano (saiu aos 65 min.)
4- Diogo
3- Caxana
5- Nelson  
6- Sá
6- Gamarra
5- Pedrito (saiu aos 73 min.)
7- Mika (saiu aos 56 min.)
4- Garcia
8- Bruno
8- Rui Pedro (Cap.)
9- L. Cardoso
10- Tiago Oliveira
17- Faria (saiu aos 81 min.)
7- Silva (saiu aos 90+4 min.)
18- Reuss
11- R. Pina
19- Djibril
18- Paulinho
23- Sérgio (Cap.)
Suplentes
70- Carvalho
1- Ferrari
15- Paulo Lopes
2- Gonçalo
9- Rafael (entrou aos 65 min.)
11- Tiago (entrou aos 81 min.)
13- Fábio Pinho (entrou aos 73 min.)
13- Luís Pedro  
17- Zé Bastos (entrou aos 90+4 min.)
14- Chico (entrou aos 56 min.)
16- Bento
16- Cristóvão

21- Alex
T – Alberto Soares
T – Totá

Golos: Rui Pedro, de g. p., aos 27 min.; Silva, aos 45+1 min.
Golos: Cardoso, aos 56 min.

Amarelos: Garcia, aos 21 min.; Paulinho, aos 78 min.; Fábio Pinho, aos 80 min.; Luís Almeida, aos 90+4 min.
Amarelos: Diogo, aos 26 e 43 min.; Gamarra, aos 73 min.; Sérgio, aos 90+6 min.
Vermelhos:  
Vermelhos: Diogo, aos 43 min.

Árbitro (A.F. Lisboa)
Nuno Afonso
Arb. Auxiliar
Paulo Vicente
Arb. Auxiliar
Ricardo Macedo   

19.5.12

F.C.Oliveira Hospital 2x3 A.D. Valecambrense

O Valecambrense alinhou com:

Luis Almeida; Garrincha, Sá, Caxana e Pedrito; Garcia, Ricardo Pina, Tiago Oliveira, Silva; Rui Pedro e Paulinho

Nos primeiros 20 minutos assistiu-se a uma partida pouco movimentada com o Oliveira do Hospital a tentar tomar a iniciativa e o Valecambrense a responder em perigosos contra ataques num dos quais conseguiu enviar a bola à barra da baliza do Oliveira do Hospital.

Aos 25 minutos, Silva num remate forte de fora da área levou a bola a entrar junto ao poste esquerdo da baliza do Oliveira do Hospital fazendo o 0-1 para a nossa equipa

O Oliveira do Hospital tentou reagir e teve uma boa ocasião quando o seu avançado se isolou frente a Luis Almeida mas na altura do remate, apertado por Caxana, não conseguiu o remate e ficou a queixar-se de uma pretensa grande penalidade.

Aos 40 minutos novamente o Oliveira do Hospital perto do golo mas o avançado da equipa da casa, frente a Luis Almeida rematou por cima da barra.

O intervalo chegou com a vantagem do Valecambrense por 1-0

Na segunda parte o Oliveira do Hospital entrou forte e conseguiu o empate logo nos primeiros minutos mas o Valecambrense reagiu bem e voltou a colocar-se na frente do marcador ainda antes da meia hora da segunda parte.

No último quarto de hora, mais dois golos, um para cada lado. O primeiro para o Oliveira  do Hospital que novamente conseguiu o empate e o segundo marcado a pouco mais de 5 minutos do final da partida e que permitiu à nossa equipa atingir a 2ª vitória da época.

Os golos do Valecambrense, obtidos no 2º tempo, tiveram a autoria de Tiago Oliveira e Rui Pedro.
Infelizmente não nos foi possível acompanhar o relato do 2º tempo na rádio Boa Nova, relato no qual baseamos os comentários da primeira parte.

13.5.12

G.D. Oliveira Frades 6x0 A.D. Valecambrense



Os golos de Bruno Parente, aos 8 minutos, de Zé Carlos, aos 17 e 63, de Pedros, aos 26 e 87, e de Semedo, aos 45, reflectem o que se passou no encontro.
Depois de uma primeira parte muito fraca, a equipa da ADV melhorou a sua actuação durante o 2º tempo, embora não tenha conseguido concretizar nenhuma das ocasiões criadas.  
 Ficha do Jogo

Parque Desportivo de Oliveira de Frades
GD Oliveira de Frades
AD Valecambrense
André
Carvalho
(Gito, 46)
Garrincha
Bruno
Caxana
(Batista, 67)
João Paulo
Pedrito
João Pedro
Garcia
Fábio
(Rafael, 59)
Meireles
Rui Pedro
(Trindade, 67)
R. Pina
Gilberto
(Fábio Pinho, 67)
Pedros
Silva
Zé Carlos
(Zé Oliveira, 63)
George
Paulinho
Semedo
João

T – Carlos Agostinho
T – Alberto Soares

Golos: Bruno (8), Zé Carlos (17 e 63), Pedros (26 e 87), Semedo (45)
Golos:

Amarelos:
Amarelos: Garrincha (62)
Vermelhos:
Vermelhos:

Árbitro (A.F. Braga)
Renato Mendes



6.5.12

G.D.R. Canas Senhorim 2x1 A. D. Valecambrense



14 min - Golo do Canas de Senhorim
15 min - Golo do Valecambrense. Rui Pedro aproveitou uma falha do guarda redes Canário do Canas de Senhorim que ao tentar aliviar um atraso de um seu companheiro não acertou na bola deixando Rui Pedro com a baliza á sua merce para empatar a partida
33 min - Golo do Canas de Senhorim
80 min - Expulsos Bento da AD Valecambrense e o central do Canas de Senhorim

Ficha do Jogo

Complexo Desportivo de Canas
GDR Canas de Senhorim
AD Valecambrense
Canário
Carvalho
Vitinho
Garrincha
Diogo Cunha
Caxana
Simão
Bento
João Miguel
Leo
Pedrito
Pedro André
Garcia
Adriano
Rui Pedro
Luís Lopes
Paulinho
(Xará, 70)
(Fábio Pinho, 85)
Dédé
Silva
(Roberto, 83)
(Rafael, 85)
Élio
Zé Oliveira
(Zito, 42)
(João, 64)

T – João Bento
T – Alberto Soares

Golos: Adriano (14), Dédé (33)
Golos: Rui Pedro (15)

Amarelos: Adriano (68), Diogo Cunha (90)
Amarelos: Garrincha (78)
Vermelhos: Simão (80)
Vermelhos: Bento (80)

Árbitro (A.F. Braga)
João Costa