27.11.11

UD Sampedrense 4x2 AD Valecambrense

O Valecambrense deslocou-se esta tarde ao Estádio Municipal da Pedreira, em S. Pedro do Sul, para defrontar o Sampedrense. 


A jogar perante o seu público e beneficiando do relvado sintético do seu recinto de jogo, o Sampedrense entrou decidido a marcar cedo para assim garantir mais facilmente a vitória e logo no início do encontro, obrigou Carvalho a uma defesa incompleta.

Ainda antes dos dez minutos, o guarda-redes do Valecambrense saiu-se bem aos pés de Mathieu e evitou a recarga de outro dianteiro local. Este caudal ofensivo inicial dos visitados terminou com Fogaça a salvar, em cima da linha de golo, uma bola rematada após um canto.

O primeiro remate da ADV surgiu aos 21 minutos. Silva rematou à entrada da área, com a bola ainda a ser desviada por um defesa. No minuto seguinte, a defesa cambrense não conseguiu aliviar a bola de uma zona perigosa e esta sobrou para um atacante do Sampedrense, que rematou de fora da área para grande defesa de Carvalho. No seguimento do respectivo canto, Carvalho voltou a estar em evidência ao defender um cabeceamento enviado para o seu lado esquerdo.

Entre os 25 e 35 minutos, o Valecambrense equilibrou a partida e conseguiu jogar mais longe da sua área.

Aos 38 minutos, o guarda redes do Sampedrense desviou a punhos um cruzamento de Ricardo Pina quando se encontrava apertado por Fábio. Quando parecia que o Valecambrense tinha controlado o ímpeto atacante do adversário, Guilherme entrou bem pela direita, passou por dois adversários e atrasou para Mathieu, livre no coração da área, fazer o 1-0.

No segundo tempo, a ADV entrou bastante mal e permitiu o dilatar do marcador por parte do seu adversário. Desta forma, aos 50 minutos, os atacantes locais entraram facilmente pelo lado esquerdo da defesa cambrense, a bola cruzou a área e Johnny apareceu ao 2º poste a encostar para o segundo golo. Cinco minutos depois, numa bola lançada nas costas da defesa do Valecambrense, Sérgio, vindo detrás e em posição legal, passou por Carvalho e assinou o terceiro golo.

O Valecambrense foi ao tapete mas reergueu-se aos poucos. Aos 62 minutos, Silva não conseguiu aproveitar uma falha do guarda-redes contrário e cabeceou fraco para a baliza, com a bola a ser interceptada por um defesa. Aos 73 minutos, o árbitro da partida assinalou grande penalidade e expulsou, por segundo amarelo, o infractor do Sampedrense que jogou a bola com a mão. Fábio aproveitou a oportunidade e reduziu a contagem. Rematou para o lado direito do guarda-redes, fazendo a bola entrar junto ao poste. 


No minuto seguinte, Oliveira rematou com perigo junto ao postee aos 79 minutos, o mesmo Oliveira cruzou da direita e ao 2º poste Silva reduziu para 3-2. Durou pouco a esperança cambrense, já que, aos 83 minutos, num livre directo executado de forma perfeita, Johnny aumentou para 4-2.
No que restou do jogo, a ADV balanceou-se para o ataque e permitiu contra-ataques de um, dois e três para zero que os dianteiros do Sampedrense desperdiçaram, proporcionado momentos verdadeiramente hilariantes, dignos de aparecer em programas cómicos relacionados com os grandes falhanços do desporto.

Apesar deste final caricato, a vitória do Sampedrense foi inteiramente justa.

O Valecambrense sentiu dificuldades com o terreno, nunca se encontrou e perdeu a motivação que trazia de dois resultados positivos. Esperemos que a equipa seja capaz de dar a volta por cima e não desistir, pois nós não desistimos dela!

Pela A.D. Valecambrense jogaram: Carvalho, Pedrinho II (Rafael, aos 86 min.), Caxana, Sérgio Bruno (Cap.), Ricardo Pina, Bento (R. Paiva, aos 60 min.), Garcia (Rui Pedro, aos 57 min.), B. Fogaça, Tiago Oliveira, Silva e Fábio Almeida.  


24.11.11

Agenda da Semana

Seniores 
Domingo 27/11/2011 - 15h00 - Estádio Municipal da Pedeira em S, Pedro do Sul
Campeonato Nacional da III Divisão - Série C - 10ª jornada
Sampedrense  x  AD Valecambrense 



Juniores A - 2ª Div. Distrital - Série B
26/11/2011 - 15h30 - Campo da Raposeira em Macieira de Cambra
CDC Macieira de Cambra x AD Valecambrense 

Juniores B (Juvenis) - 2ª Div. Distrital - Série D
27/11/2011 - 10h30 - Estádio das Dairas em Vale de Cambra
AD Valecambrense x CD Loureiro

Juniores C (Iniciados) - 2ª Div. Distrital - Série D 
27/11/2011 - 09h30 - Estádio Municipal da Murtosa
Marítimo Murtoense x AD Valecambrense


Infantis A - Série F 
26/11/2011 - 09h00 - Campo do ARC Loureiro
CD Loureiro x AD Valecambrense 

19.11.11

Pedrinho (Ex Lusitânia de Lourosa) é a nova aquisição do Valecambrense

O Valecambrense contratou o defesa direito Pedrinho (ex Lusitânia de Lourosa) que já se encontra a treinar junto com o restante plantel e estará à disposição do técnico Tijó para o jogo da próxima semana contra o Sampedrense.

Entretanto, o jogo de treino que estava previsto para esta tarde no municipal das Dairas contra a AD Grijó acabou por não se realizar, tendo o técnico Valecambrense aproveitado por fazer uma peladinha entre os jogadores do plantel.

15.11.11

Faleceu Acácio, antiga glória do Valecambrense

Faleceu o antigo jogador da A.D. Valecambrense, Acácio Ferreira Leite, conhecido por “Tuck”.
Viveu jornadas gloriosas com a camisola da A.D. Valecambrense, talvez as mais brilhantes da história da colectividade, durante a década de sessenta e início de setenta. Enquanto a sua saúde o permitiu e mesmo já bastante debilitado, era habitual encontrá-lo, no Estádio das Dairas, a apoiar o nosso Clube.
O seu funeral realiza-se amanhã, dia 16 de Novembro de 2011, pelas 16 horas e 30 minutos, na Capela do Mártir, em S. Pedro de Castelões.
Enviamos as nossas condolências à sua família e solidarizamo-nos neste momento de luto.

13.11.11

AD Valecambrense 1x1 AD Nogueirense

Nesta tarde invernosa, a AD Valecambrense recebeu, no Estádio das Dairas, a AD Nogueirense, em partida relativa à 9ª jornada do Campeonato Nacional da III Divisão Série C. O relvado, apesar do tempo chuvoso, encontrava-se em condições razoáveis para este jogo presenciado por pouco público.


O Valecambrense entrou em campo desinibido, moralizado por ter alcançado a primeira vitória na ronda anterior e, assim, as boas jogadas colectivas foram aparecendo. Na primeira digna de registo, aos 6 minutos, Fogaça foi desarmado, dentro da área do Nogueirense, no preciso momento em que se preparava para rematar bem enquadrado com a baliza. Na insistência, após o canto consequente da jogada anterior, surgiu novamente Fogaça, agora a cruzar para o segundo poste, onde apareceu Sérgio a cabecear com bastante perigo. Passados dez minutos, Fogaça, outra vez a pautar o jogo da A.D.V., desmarcou o veloz Silva. Este avançou até à área contrária e, descaído para a esquerda, rematou rente ao vértice esquerdo da baliza de Eduardo.


A linha avançada do Valecambrense continuou a carregar e atingiu os seus intentos aos 27 minutos. Grande jogada de Tiago Oliveira, pela direita, passou vários adversários e descobriu Fábio junto à marca de grande penalidade. O nº9 cambrense rematou para o lado direito de Eduardo, que bem se lançou mas foi incapaz de evitar o golo de Valecambrense.


O tónico que este golo podia ter proporcionado à A.D.V. caiu imediatamente por terra, já que o Nogueirense respondeu de pronto, igualando no minuto seguinte. A jogada iniciou-se no lado esquerdo do ataque forasteiro e foi concluída por Nuno em zona frontal, num remate colocado que entrou do lado esquerdo de Luís.


O Valecambrense ressentiu-se do golo sofrido de imediato e perdeu o fulgor que vinha evidenciando. O Nogueirense, fazendo jus ao lugar ocupado na tabela classificativa, serenou e foi a pouco e pouco aproximando-se com mais perigo do último reduto cambrense. Desta forma, aos 42 minutos, depois de alguma confusão na área do Valecambrense, Luís negou com uma boa intervenção o segundo golo dos homens de Nogueira do Cravo (Oliveira do Hospital).
O estado do tempo agravou-se e a segunda parte foi jogada com recurso a iluminação artificial. Logo no recomeço da partida, Luís negou uma tentativa de chapéu de um dianteiro do Nogueirense.


Aos 50 minutos, Fábio não conseguiu interceptar uma bola que o deixava isolado perante o guarda-redes Eduardo.


Com o decorrer do segundo tempo, o jogo passou a ser mais disputado a meio - campo, com o Nogueirense a tentar empurrar o Valecambrense para a sua área e este a procurar responder através do contra-ataque. Numa dessas contra-ofensivas, aos 78 minutos, Tiago Oliveira flectiu com a bola da direita para o centro e, no remate desferido de fora da área, criou dificuldades a Eduardo, que para neutralizar o lance realizou uma defesa a dois tempos.


Num encontro longe de ser brilhante, com algumas jogadas interessantes e uma boa atitude das duas equipas, o empate ajusta-se perfeitamente.
Quanto ao árbitro Carlos Silva, podemos dizer que teve um critério muito oscilante: ora muito rigoroso, ora muito permissivo. Para além da facilidade com que admoestou os jogadores da ADV com a cartolina amarela, ficam dois reparos. O primeiro, a cerca de dez minutos do final do encontro, teve a ver com uma falta de Marcelo, possivelmente para amarelo, que seria o segundo. Em resposta a esta infracção, o jogador do Nogueirense que sofreu a falta agrediu por duas vezes Marcelo na presença do árbitro. Este esteve cerca de meio minuto a assistir à troca de razões dos dois jogadores sem actuar disciplinarmente, quando em situações anteriores muito mais tranquilas partiu logo para a penalização disciplinar dos jogadores. O segundo reparo revelador da qualidade deste árbitro, e quanto a nós o mais grave, aconteceu, no último minuto do encontro, quando Luís se lançou para agarrar uma bola e foi tocado por um dianteiro adversário. Não se verificando qualquer simulação do guarda-redes do Valecambrense, uma vez que ele foi efectivamente atingido, deveria ser obrigação do Sr. Carlos Silva marcar a respectiva falta e permitir a assistência a Luís. Pelo contrário, o juiz da partida esperou que o guarda-redes do Valecambrense permanecesse deitado no relvado a pedir assistência com a bola na mão o tempo suficiente para ser marcado um livre indirecto dentro da área do Valecambrense. Felizmente o desta semana não entrou!


Têm sido processadas várias mudanças no plantel do Valecambrense, que já contou com o guarda-redes Cláudio, ex Cesarense, num regresso ao Clube depois de ter defendido com grande notoriedade as nossas redes nas duas épocas anteriores. Esperemos que tenha muito sucesso e que as alterações efectuadas contribuam para guindar o Valecambrense na tabela classificativa.

Ficha do Jogo
AD Valecambrense
AD Nogueirense
99- Luís Almeida
14- Eduardo
4- Bento
3- Marco
3- Caxana
4- Rui
2- Sérgio Bruno (Cap.)
27- Quim (saiu aos 67 min.)
11- Ricardo Pina
5- Carlos
6- Marcelo
6- Melo
5- Garcia (saiu aos 60 min.)
10- Hugo (saiu aos 71 min.)
10- Bruno Fogaça (saiu aos 76 min.)
9- Nuno (Cap.)
8- Tiago Oliveira
19- Chano
7- Silva (saiu aos 87 min.)
20- Alex
9- Fábio
17- Garcês (saiu aos 76 min.)
Suplentes
70- Carvalho
1-Valença
15- Cristiano
2- Makukula
16- Pedrinho
8- Edir
17- Porto (entrou aos 87 min.)
22- Paiva
14- R. Paiva (entrou aos 60 min.)
7- João Pedro (entrou aos 76 min.)
13- Júnior
11- China (entrou aos 71 min.)
18- Paulinho (entrou aos 76 min.)
21- Zé Francisco (entrou aos 67 min.)
T – Artur Jorge (Tijó)
T – Pedro Ilharco

Golos: Fábio, aos 27 min.
Golos: Nuno, aos 28 min.

Amarelos: Marcelo, aos 30 e 92 min.; Garcia, aos 48 min.; Bruno Fogaça, aos 62 min.; Fábio, aos 75 min.
Amarelos: Nuno, aos 38 min.; Hugo, aos 66 min.
Vermelhos: Marcelo, aos 92 min., por acumulação.
Vermelhos:

Árbitro (A.F. Viseu)
Carlos Silva
Arb. Auxiliar
António Cardoso
Arb. Auxiliar
Tiago Rodrigues


AD Valecambrense
Estatísticas
AD Nogueirense
6
Remates
6
3
Remates à baliza
4
17
Faltas
15
1
Livres
5
5
Cartões Amarelos
2
1
Cartões Vermelhos
0
6
Foras de Jogo
7
3
Pontapés de Canto
3
0
Penalties
0
1
Golos
1

10.11.11

6 perguntas a... Artur Jorge Ferreira

Após uma época de grande euforia em torno da equipa que culminou com a subida de divisão, esta época de 2011/2012 na III Divisão não começou bem, com vários problemas directivos, várias saídas de jogadores influentes e outras tantas entradas de novos jogadores e com a descrença a instalar-se nos sócios e adeptos do Valecambrense. Este mau inicio de temporada já levou à mudança de treinador da nossa equipa, tendo entrado Artur Jorge Ferreira (Tijó), um ‘homem da casa’ que conhece bem o clube.

Aproveitando esta mudança, lançamos o desafio ao novo treinador da equipa para nos responder a algumas perguntas acerca do Valecambrense, às quais simpaticamente se prontificou a responder o que desde já agradecemos.


Aqui fica a entrevista realizada pelo nosso blog:

 1 - Como se sentiu ao pegar na equipa numa altura tão complicada para o clube e qual a mensagem que gostaria de passar para os adeptos nesta altura?

- Senti o dever de responsabilidade de ajudar o clube da minha terra e do meu coração e ao qual não poderia virar as costas apos o convite endereçado pelo presidente do clube. No que respeita aos adeptos gostaria de passar uma mensagem de esperança e tranquilidade, recebendo em troca o apoio incondicional deles para com os jogadores e toda a estrutura bem como alguma paciência pois estamos a formar uma equipa jovem e que precisa de tempo de maturação.


 2 - Este foi um início da época muito complicado, com maus resultados, exibições pouco conseguidas e muitos golos sofridos.  A vitória do passado Domingo em Canas de Senhorim, ainda para mais com a equipa a recuperar de uma desvantagem de 2 golos, poderá ser o ponto de viragem que todos esperamos?

- Esperamos todos que sim e imbuídos no espírito de vitória que deve caracterizar esta equipa, sem no entanto travar alguma euforia desmedida que não é nada aconselhável, pois ainda não ganhamos nada


3 - Quais são as principais carências da equipa e de que modo podem ser superadas?


- As carências da equipa são de âmbito estrutural, esperando nós que a breve trecho as mesmas sejam solucionadas


4 - O que é que os adeptos da ADV podem esperar do Artur Jorge e dos jogadores da equipa para o que resta desta época na III Divisão?

- Podem esperar uma equipa combativa, com carácter, que vai dar tudo o que têm dentro de si para honrar e respeitar o bom nome do clube e alcançar a desejada manutenção.


5 - Perante toda a experiência e conhecimento que tem do futebol distrital e nacional e do Valecambrense, o que é que falta ao clube para se fixar definitivamente nos campeonatos nacionais?

- Essencialmente uma aposta clara no processo de formação dos nossos jovens, seguindo um modelo de jogo paralelo com o futebol sénior. O Valecambrense precisa de ter jogadores da sua formação, com qualidade que integrem o plantel sénior e que sintam o clube, dotando-o de uma mística própria e caracterizadora da alma Valecambrense.


6 - Quais são as suas perspectivas futuras enquanto treinador de futebol?

- Dada a minha actividade profissional, bem como compromissos familiares, não me é possível abraçar projectos de nível profissional superior. No entanto, não nego que gostaria imenso de chegar a um clube profissional, mas muitas vezes temos que fazer opções, e esta foi a minha e não me arrependo. Enquanto treinador de futebol levo as coisas muito a sério, de uma forma rigorosa, disciplinada e  extremamente profissional, mantendo-me actualizado e sempre disponível para adquirir conhecimentos. O "bichinho da bola" nasceu comigo.

6.11.11

Canas de Senhorim 2x3 AD Valecambrense



Fotografia retirada do blog http://gdrcanassenhorim.blogspot.com/ 

Este jogo colocou em confronto os dois últimos classificados, que viam nele uma boa oportunidade para alcançar o primeiro triunfo.

Começou melhor o Canas de Senhorim, já que nos primeiros instantes de jogo, o nº15 da equipa da casa, Fernando Pedro, isolou-se no lado direito e atirou ao poste da baliza da A.D. Valecambrense. Aos 5 minutos, livre indirecto dentro de área contra o Valecambrense, por atraso de bola que o guarda-redes Luís agarrou. Este e a barreira, em cima da linha de golo, impediram por três vezes, que a equipa da casa se adiantasse no marcador.

Aos 16 minutos, o Canas de Senhorim ficou reduzido a dez elementos. Fernando Pedro viu vermelho directo, muito discutível, por entrada dura sobre um jogador do Valecambrense. Entretanto, o jogo manteve-se mal jogado, com a bola a ser disputada muito pelo ar, e momentaneamente com alguns rasgos perigosos. A ADV aproveitou para chegar com mais perigo à baliza de Canário e o jogo ficou equilibrado.

Fotografia retirada do blog http://gdrcanassenhorim.blogspot.com/ 

Aos 36 minutos, os jogadores do Canas reclamaram grande penalidade sobre Tójó e, a dois minutos do intervalo, um novo livre indirecto dentro de área, agora mais perto da baliza e muito duvidoso, originou o golo dos locais, apontado por Fino.

No segundo tempo, o Valecambrense entrou com boa atitude, procurando virar o rumo dos acontecimentos. A jogar em ataque continuado não conseguia evitar alguns perigosos contra-ataques dos visitados. Num deles, Luís Carlos fez um bom trabalho e colocou a bola em Élio que, de cabeça, elevou para 2-0, aos 75 minutos. A ADV reagiu no minuto seguinte, através de Paulinho, que entrou ao intervalo, e reduziu a desvantagem num golpe de cabeça.

Poucos minutos depois, a igualdade esteve à vista, mas a bola foi salva em cima da linha de golo por um defesa do Canas.

Aos 80 minutos, um avançado da ADV foi derrubado na área contrária por Fino. Na conversão do castigo máximo, Fábio desfeiteou Canário.

Quatro minutos depois, Tiago Oliveira fez o que quis da defesa contrária, levantou a cabeça e passou para Fábio fazer o 3-2, completando a reviravolta no marcador em quinze minutos!
Após se colocar em vantagem, o Valecambrense ainda podia ter aumentado a mesma nos derradeiros minutos da partida.

Esperemos que este seja o momento da viragem neste campeonato.

Descrição da partida baseada no comentário de Rui Almeida, da Rádio Lafões FM, de S. Pedro do Sul.

Ficha do Jogo

GDR Canas de Senhorim
AD Valecambrense
Canário
Luís Almeida
Carlos Miguel
Garrincha
Diogo Cunha
(Paulinho, 46)
Simão
R. Paiva
Fino
Bento
(Marco Xará, 85)
Porto
Luís Lopes
Marcelo
(Miguel Duarte, 77)
Garcia
Roberto
Bruno Fogaça
Pedro André
Tiago Oliveira
Tójó
Ricardo Pina
Fernando Pedro
(Silva, 60)
Élio
Fábio Almeida

(João Paulo, 92)

T – João Bento
T – Artur Jorge (Tijó)

Golos: Fino (43), Élio (75)
Golos: Paulinho (76), Fábio (80,g.p., e 84)

Amarelos: Fino (78)
Amarelos: Marcelo (58), Paiva (64), Silva (65), Porto (68), Bento (94)
Vermelhos: Fernando Pedro (16)
Vermelhos:

Árbitro (A.F. Coimbra)
Paulo Pinheiro