30.4.11

G.D. Mealhada x A.D. Valecambrense


G.D. Mealhada  x A.D. Valecambrense
Domingo dia 1 de Maio de 2011 às 16h00 no Estádio Dr. Américo Couto na Mealhada


Vamos todos apoiar a nossa equipa este domingo à Mealhada.


O Valecambrense está apenas a 1 ponto da liderança e necessita do apoio de todos. A nossa equipa venceu 9 dos últimos 10 jogos e está numa série de 7 vitórias consecutivas. Vamos apoiar os nossos jogadores para mais uma vitória.  Não fiquem em casa! O vosso apoio é fundamental!

23.4.11

Jogos Memoráveis - Mileu x Valecambrense


Apesar da paragem do campeonato distrital neste fim de semana de Páscoa, achamos por bem não deixar de falar do nosso clube e a partir de hoje iremos apresentar alguns 'relatos' de jogos históricos e memoráveis do Valecambrense ao longo dos anos.

Para começar recuamos até ao ano de 2000, mais precisamente ao dia 05 de Março desse ano, dia em que o Valecambrense se deslocou à cidade da Guarda para defrontar a equipa do Mileu Guarda Sport Clube.

A equipa do Mileu, teve nessa época de 1999/2000 a sua única participação nos campeonatos nacionais, tendo lutado ao longo dessa época pela fuga aos últimos lugares e consequente despromoção que não viria a evitar tendo terminado o campeonato na penúltima posição.

Na 28ª jornada a equipa Egitanente recebia o Valecambrense, com a esperança de poder somar os três pontos que lhe permitissem sair dos últimos lugares da tabela e tudo parecia correr bem à equipa da casa que logo aos 7 minutos de jogo inaugurou o marcador e foi avolumando o resultado até chegar aos 4-0 aos 68 minutos, altura em que já o Valecambrense jogava com menos um jogador devido à expulsão de Baltazar.

Mas a partirdo momento 71, com o primeiro golo do Valecambrense marcado por João, a história mudou.

Em pouco mais de 20 minutos e a jogar com menos um jogador, a nossa equipa marcou 5 golos e deu a volta a um jogo que parecia irremediavelmente perdido. Para  história ficam os golos marcados por João (71’), Silva (76’), Carlos Alberto (83’), Carlos Sérgio (85’) e Ricardo (90’)

O jornalista do jornal Terras da Beira afirmou mesmo que:
"Aconteceu futebol no campo António dos Santos, (...). Arriscaremos mesmo ao considerar esta reviravolta no resultado final como inédita nos campos de futebol."

Se não foi inédita foi pelo menos uma reviravolta muito pouco habitual e uma exibição e resultado que ficaram para a história do nosso clube.

Juntamos a crónica completa do jornal Terras da Beira do dia seguinte ao jogo.



Mileu 4, Valecambrense 5

Sonho transformado em pesadelo
Em apenas 20 minutos, o Mileu permitiu que o sonho da manutenção, traduzido numa vitória clara e moralizadora, por números que não deixavam dúvidas a ninguém (4-0), se transformasse num autêntico pesadelo (derrota por 4-5), cujas consequências provavelmente levarão a equipa ao regresso aos distritais.

Aconteceu futebol no campo António dos Santos, mas uma equipa a necessitar de pontos, a fazer a melhor exibição da época, com uma vantagem de quatro golos e com um jogador a mais em relação ao adversário, não podia de maneira nenhuma hipotecar nos vinte minutos finais um resultado que abria excelentes perspectivas à equipa. Arriscaremos mesmo ao considerar esta reviravolta no resultado final como inédita nos campos de futebol.

Foi uma partida que o Desportivo do Mileu encarou como uma autêntica final, à qual a equipa correspondeu desde o apito inicial do árbitro, pressionando o opositor, através do empenho total dos jogadores, num terreno pesado, na busca do único resultado que servia: a vitória.

Aos 7', Faneca, na transformação de um livre directo, inaugurou o marcador coroando o excelente início de jogo dos donos do campo. O Mileu não se deu por satisfeito e continuou ao ataque na procura do segundo golo, desperdiçando inúmeras oportunidades para dilatar o marcador. O adversário defendia como podia, mas não evidenciava argumentos para incomodar o guarda redes Carlos Miguel.

Quando aos 36', Gil concluiu um bom cruzamento de Pirri, fazendo o 2-0, o resultado passou a espelhar a diferença entre o futebol praticado pelas duas equipas.

Com dois golos de desvantagem, o Valecambrense adiantou-se no terreno e até ao intervalo, por duas vezes, ameaçou a baliza do Mileu.

Na jogada inicial do segundo tempo, Sérgio desperdiçou uma oportunidade clara para aumentar a vantagem, mas este lance revelou que a equipa da casa não estava satisfeita e iria procurar dilatar o resultado. Foi o que aconteceu aos 53', quando Sérgio aproveitou um cruzamento da esquerda para fazer o 3-0.

Com o adversário reduzido a 10 elementos, após expulsão de Baltazar, o Mileu continuou a controlar o jogo e foi sem surpresa que Gil fez aos 68 o 4-0. Com tantas facilidades, os jogadores do Mileu pensaram que a vitória estava consumada e que o Valecambrense não teria força anímica para fazer a reviravolta no resultado. Puro engano...

O descalabro começou aos 71', quando João reduziu o marcador, e a partir deste lance o Mileu revelou uma falta de experiência gritante, entrando num desacerto total, com falta de concentração, nervosismo e ansiedade que fez com que o adversário acreditasse que poderia chegar a um resultado positivo. Foi isso que acabou por acontecer, com o Valecambrense a marcar mais 4 golos perante uma equipa do Mileu que ainda deve estar a pensar como foi possível passar por este pesadelo.

O resultado final acaba por ser um castigo demasiado pesado para o Mileu, mas prova uma vez mais que os jogos só terminam depois do apito final do árbitro.

João Andrade, o árbitro que veio do Porto, não teve tarefa fácil, motivada pela agressividade posta pelos jogadores na disputa dos lances, mas acabou por realizar trabalho de boa qualidade.

Ficha técnica:
Mileu

Valecambrense
Carlos Miguel
1
Filipe
Ferreira
2
Silva
Rutt
3
Pedro Gomes (Litos 80’)
Pedro Francês
4
Nzuzi
Hugo
5
Carlos Sérgio
Else (cap.)
6
Manuel Rodrigues
Faneca
7
Baltazar
Mercês (Trindade 65’)
8
Tijó (cap.) (João 56’)
Sérgio (Marco 82’)
9
Carlos Alberto
Gil
10
Ramin (Ricardo 61’)
Pirri (Nuno 89’)
11
Rui Pedro
Prata
12
Narciso
Trindade
13
Dane
Tank
14
Ricardo
Nuno
15
Litos
Marco
16
João
Liberalino Almeida
Treinador

Faneca (7’)
Gil (36’, 68’)
Sérgio (53’)
Golos
João (71’), Silva (76’), Carlos Alberto (83’), Carlos Sérgio (85’), Ricardo (90’)
Ferreira (5’), Pedro Francês (14’), Gil (24’)
Hugo (45’), Sérgio (46’)
Carlos Miguel (90’)
Amarelos:
Carlos Alberto (5’), Tijó (18’)
Silva (28’), Baltazar (52’)
Pedro Gomes (55’), João (90’)
Hugo (89’)
Vermelhos
Baltazar (61’)
João Andrade
CA Porto
Árbitros
Pedro Santos
António Lobo


17.4.11

A.D. Valecambrense 1x0 J.D. Carregosense

O Valecambrense e o Carregosense voltaram a encontrar-se, no Estádio das Dairas, treze anos depois. Na época de 1997/98, o 2-2 final não beliscou o trajecto que a ADV desenvolveu e que terminaria com o título de Campeão Distrital de Aveiro. Desta vez, a vitória sorriu à ADV, por 1-0, num jogo muito disputado, bastante físico e em que as equipas se respeitaram mutuamente.
Esta partida pautou-se pelo equilíbrio a meio-campo, com as duas equipas a encaixarem-se e a mostrarem-se concentradíssimas nas suas acções. Na única desconcentração da partida, Rui Pedro ganhou a bola junto à linha final e colocou-a no centro da área, onde surgiu Nelson a disparar para o lado direito de Rui Miguel. Apesar da estirada, o guarda-redes da JDC não conseguiu evitar o único golo do encontro, apontado à passagem do vigésimo minuto.
Até ao intervalo, o jogo permaneceu sem grandes ocasiões de golo, excepção apenas para um cabeceamento perigoso de Rosas após canto apontado por Brandão.
Para o segundo tempo, a ADV surgiu com Bruninho no lado esquerdo da defesa a substituir o lesionado Amaral. Este contratempo não colocou em causa a solidez defensiva da nossa equipa, que mais uma vez não permitiu qualquer concretização ao seu adversário.
Seria, no entanto, a JDC a dar o primeiro sinal de perigo, quando Carvalho voou e sacudiu para canto o desvio de um colega de equipa. A ADV respondeu por Nogueira numa jogada de insistência pela direita em que, após se desenvencilhar do defesa contrário, passou a bola para Tójó e este dominou-a, rodou e rematou com perigo ao lado do poste direito de Rui Miguel.
Na fase final do jogo, a ADV procurou conservar a bola em seu poder e afastar o mais possível o Carregosense da sua área. No entanto, o nosso adversário ainda chegou por duas vezes à nossa área. Na primeira, a bela jogada de contra-ataque da JDC terminou com a simulação de Brandão na procura de uma grande penalidade. A segunda foi anulada pela palmada de Carvalho, que desviou um cruzamento de Silva chegado à baliza da ADV.
Vitória justa e difícil da equipa da ADV perante um Carregosense muito bem organizado e a justificar o lugar que ocupa na tabela classificativa. Parabéns à nossa equipa, a todos os sócios e adeptos que sempre estiveram com o Valecambrense e à jovem claque que vem acompanhando os nossos jogadores desde a jornada passada. Vamos continuar unidos na luta, há mais cinco finais pela frente!

Pelo Valecambrense alinharam: Carvalho, Sanguedo, Rui Jorge, Sérgio Bruno (Cap.), Amaral (Bruninho ao intervalo), Bruno Resende, Telmo (Marcelo aos 65 min.), Rui Pedro, Nelson, Tójó, Nogueira (Inverno aos 84 min.).
Treinador: Acácio Figueiredo


AD Valecambrense
Estatísticas
JD Carregosense
4
Remates
6
1
Remates à baliza
3
17
Faltas
17
1
Livres
4
1
Cartões Amarelos
2
0
Cartões Vermelhos
0
0
Foras de Jogo
2
9
Pontapés de Canto
4
0
Penalties
0
1
Golos
0

13.4.11

A.D. Valecambrense x J.D. Carregosense

Domingo, 17 de Abril de 2011
Estádio das Dairas em Vale de Cambra
A.D. Valecambrense x J.D. Carregosense

Apoie o Valecambrense neste dificil jogo contra o Carregosense.
A equipa precisa do apoio de todos os Valecambrenses para tentar chegar ao primeiro lugar da classificação.
Não faltem!

10.4.11

C.A. Cucujães 0x2 A.D. Valecambrense


O Valecambrense averbou, esta tarde, mais uma importante vitória e colou-se ao topo da classificação, que é agora comandada pela Sanjoanense. Antevia-se uma deslocação difícil a Cucujães, onde Águeda e Estarreja tinham deixado três pontos. Se havia esse receio, a prática demonstrou o contrário, já que a ADV controlou o jogo do primeiro ao último minuto, acabando por cimentar a vitória ainda na primeira parte.
O jogo começou por ser muito jogado no meio campo, onde as equipas, nos primeiros minutos, procuraram estudar o posicionamento do adversário para tomar conta do jogo. Seria a nossa equipa a superiorizar-se, sobretudo em jogadas de entendimento pelas alas, através de Nelson, Rui Pedro e Inverno. Numa dessas jogadas a bola foi colocada na zona central, em Nogueira, contudo, o remate que saiu do seu pé esquerdo terminou nas mãos de Pedro, depois deste defender a dois tempos.
A ADV continuou a jogar pelos flancos e, aos 23 minutos, Nelson arrancou pela direita, colocou a bola na área e Inverno, aproveitando a hesitação do guarda-redes da casa, abriu as hostilidades. Pouco tempo depois de inaugurar o marcador, a ADV podia ter chegado ao 2 a 0, mas Nogueira, completamente desmarcado, rematou de primeira ao lado.
Lance em que Inverno inaugura o marcador

A equipa do Valecambrense tomou conta do jogo e acabou por chegar naturalmente ao 2-0, aos 38 minutos da partida. Telmo, no batimento de um canto, colocou a bola na pequena área do Cucujães, onde apareceu Nogueira, livre de marcação, a cabecear com êxito.
Nogueira apontou o 2-0

No segundo tempo, o Cucujães reagiu e aproximou-se mais da área do Valecambrense. Conquistou alguns cantos que foram sendo neutralizados pela defensiva ou pelas saídas a punhos de Carvalho.
Apesar de algumas iniciativas da equipa da casa, a melhor ocasião da segunda parte pertenceria ao Valecambrense. Numa rápida jogada de transição, Nogueira descobriu Inverno na área, no entanto, o número 18 da ADV rematou de primeira, ao lado, quando tinha tempo para preparar o remate e ampliar a vantagem.
Perto do final da parida, Márcio, na conversão de um livre directo, fez a bola passar rente ao poste direito da baliza à guarda de Carvalho.
Parabéns à ADV pela e vitória e a todos os Valecambrenses que se deslocaram a Cucujães para apoiar a nossa equipa. Endossamos novo convite para que compareçam em massa, na próxima jornada, no nosso estádio, onde o Valecambrense recebe o Carregosense para mais um apetecido derby regional.    


Pelo Valecambrense alinharam: Carvalho, Sanguedo, Rui Jorge, Sérgio Bruno (Cap.), Amaral, Bruno Resende (Bento aos 79 min.), Telmo, Rui Pedro, Nelson, Inverno (Cristiano aos 74 min.), Nogueira (Tojó aos 86 min.).
Treinador: Acácio Figueiredo

8.4.11

C.A. Cucujães x A.D. Valecambrense


C.A. Cucujães x A.D. Valecambrense
Domingo dia 10 de Abril de 2011 às 16h00 no Parque de Jogos de Cucujães:


Vamos todos apoiar a nossa equipa este domingo em Cucujães.


O Valecambrense está apenas a 2 pontos da liderança e necessita do apoio de todos nas últimas 7 jornadas do campeonato.  Não fiquem em casa! O vosso apoio é fundamental!

3.4.11

A.D. Valecambrense 1x0 G.D. São Roque



O Valecambrense obteve, esta tarde, uma vitória tão difícil quanto importante na recepção ao S. Roque. A equipa visitante esteve sempre concentrada, bem distribuída no relvado e tacticamente muito competente. Por seu lado a ADV entrou pouco acutilante e, certamente, crente de que o golo apareceria mais tarde ou mais cedo. Por isso, os primeiros trinta minutos não tiveram grandes ocasiões de golo.


O Valecambrense tinha mais posse de bola, mas não conseguia construir jogadas passíveis de finalização. Na parte final da primeira parte, a bola andou, por quatro vezes, mais perto das redes do S. Roque, contudo, não entrou. Na primeira vez, nenhum dianteiro da ADV conseguiu marcar após um canto em que a bola passou por toda a pequena área. De seguida, Rui Pedro ganhou a linha de fundo, pela direita, e cruzou para Inverno, mas este chegou atrasado para a emenda quando tinha a baliza à sua mercê. Depois, Nogueira e Bruninho trabalharam bem a bola para Inverno rematar de primeira rente ao poste direito da baliza à guarda de Higuita. Por último, Amaral, na conversão de um livre directo, obrigou Higuita a voar para evitar o golo do Valecambrense.

Ao intervalo, o nulo no marcador aceitava-se perfeitamente.

O segundo tempo continuou com as mesmas características até ao momento do jogo, o golo do capitão Sérgio Bruno. Foi ao minuto 75, na conversão de um canto apontado, na direita, por Amaral. Este levantou para o primeiro poste, onde apareceu Nelson a fazer um desvio oportuno para Sérgio, ao segundo poste, concluir com um fulgurante golpe de cabeça.


Após o golo, a ADV procurou manter a posse de bola, evitar os rápidos contra-ataques do S. Roque e chegar ao segundo golo. Já perto do final, o S. Roque conseguiu colocar o contra-ataque a funcionar, ao ponto de Zé do Porto aparecer isolado frente a Carvalho. O nosso guarda-redes, numa saída rápida e arrojada, lançou-se aos pés do dianteiro verde e amarelo e anulou aquele que poderia ser o golo do empate. Notável a concentração e segurança deste jovem guarda-redes durante toda a partida. Defesas destas valem vitórias!

Já que estamos a falar de defesas, uma palavra também para a extraordinária intervenção de Higuita, em tempo de compensação, a um forte remate de Tojó. Era o final de um jogo que a ADV venceu com justiça, apesar das muitas dificuldades criadas pelo S. Roque.

Desejamos as rápidas melhoras ao jogador Sérgio, do S. Roque, que teve de receber tratamento hospitalar após ter sido atingido na face, de forma involuntária, por Rui Jorge.

Quem acompanha a equipa da ADV sente que ela acredita num bom final de época. Por isso, sigamos o apelo do nosso Presidente aos microfones da Rádio Informédia para estarmos presentes no próximo domingo, em Cucujães, a apoiar as nossas cores. A equipa, o clube e a cidade merecem um maior interesse e apoio de todos os verdadeiros Valecambrenses!

Todos juntos seremos mais fortes para enfrentar as próximas finais.


Pelo Valecambrense alinharam: Carvalho, Sanguedo, Rui Jorge, Sérgio Bruno (Cap.), Amaral, Bento (Letz aos 63 min.), Rui Pedro, Nelson, Bruninho (Telmo ao intervalo), Inverno (Tojó aos 70 min.), Nogueira.
Treinador: Acácio Figueiredo